Gincana Cultural abre comemorações dos dez anos do Instituto de Natureza e Cultura

Servidores participaram da caminhada em celebração ao aniversário do InstitutoServidores participaram da caminhada em celebração ao aniversário do InstitutoNo último dia 16 de novembro de 2016, foi realizada a Gincana Cultural alusiva aos dez anos do Instituto de Natureza e Cultura (INC), uma das cinco unidades fora da sede da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), instalada na cidade de Benjamin Constant em 25 de novembro de 2005, cujas atividades acadêmicas iniciaram em 2006.

A primeira ação do evento ‘10 anos Semeando Conhecimentos no Alto Solimões: conquistas, desafios e novas perspectivas’ reuniu alunos, professores e técnico-administrativos para uma comemoração em que o destaque foi a integração entre a comunidade acadêmica e a externa, além da motivação para o bem-estar, a saúde e a festividade.

A Gincana teve a participação de aproximadamente 500 pessoas, distribuídas em 26 equipes com a média de 20 cada. A proposta, segundo o diretor do INC, professor Ricardo Morais, foi fazer uma ação diferente para convidar o público a comemorar o aniversário do Instituto.

“Além de envolver alunos e servidores do INC, nós incentivamos a participação de estudantes do Ensino Médio, porque entendemos que eles são os futuros universitários. O entrosamento faz que eles se sintam motivados a se tornarem universitários”, afirmou o diretor.

A coordenadora da Comissão de Comemoração dos 10 anos do Instituto, professora Antônia Rodrigues, contou que a comunidade universitária ficou muito satisfeita com a Gincana. “Eles pediram para repetirmos a programação, principalmente porque integra a Ufam à sociedade e possibilita o diálogo”, enfatizou. “Foi um momento de vivência cultural”, concluiu a docente.

 

Pedalada e Prêmios

Competição cultural incluiu questionário, a coleta seletiva no campus, cabo-de-guerra e outras atividadesCompetição cultural incluiu questionário, a coleta seletiva no campus, cabo-de-guerra e outras atividades

A primeira prova da Gincana foi a Pedalada e Caminhada, partindo do Centro da cidade até a sede do INC, um percurso médio de 5 km. Outras tarefas de destaque foram o questionário sobre a história do INC, a coleta seletiva no campus, o cabo de guerra, a dança das cadeiras e a criação do grito de guerra com nome e cor do grupo, todas elas relacionadas à Unidade.

Boniek Pereira, auditor no Instituto e membro da equipe “Águia”, conquistou o terceiro lugar na competição cultural. “O grupo tinha 12 pessoas da Unidade, sendo três servidores e nove alunos, mais alguns estudantes do Ensino Médio. Nossa estratégia foi participar de todas as atividades e pontuamos o máximo em cada uma”, explicou o TAE.

Aluna de Pedagogia, Erislene Almeida, 21, contou sobre a experiência na Gincana. Para ela, as perguntas do questionário não assustaram. “O nosso grupo foi de chamado Matrix, porque nos inspiramos nas aulas de Filosofia, quando o professor falou sobre o mundo de hoje. Eu sabia todas as respostas do questionário”, lembrou. “Pretendo participar das outras ações de comemoração do aniversário do nosso Instituto”, garantiu a caloura.

Programação

A Semana Alusiva aos 10 anos do INC prossegue com a I Jornada Pedagógica nesta quinta-feira (17), a I Amostra Cultural de Estudantes Indígenas na sexta-feira (18) e a Sessão Solene de Homenagens, além de Sextas Culturais com música, dança, teatro e exposições artísticas.

O calendário é extenso. Para 2017, a comissão responsável pelas comemorações do decênio do INC já fechou a programação até o mês de outubro. Confira as próximas atividades:

* XXV Congresso de Iniciação Científica - Edição 2015/2016: de 31/11/2016 a 02/12/2016;

* II Seminário Internacional de Ensino de Línguas no Ensino Médio – desafios e perspectivas: de 05 a 7/12/2016;

* A “Viagem acadêmica pelo Alto Solimões”: abril de 2017;

* I Congresso de Educação Superior da Universidade Federal do Amazonas no Alto Solimões: dezembro de 2016 e janeiro/fevereiro de 2017;

* IV Jogos Universitários do INC: março de 2017;

* Carnaval “Ufam na Folia” (10 anos do INC): fevereiro de 2017;

* Festival Folclórico do INC: junho de 2017;

* Produções Científicas (impresso e digital) comemorativas aos 10 anos do INC;

* Festival Universitário de Música do INC - FUMINC: outubro de 2017, para marcar o fim das comemorações.

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable