Protec realiza primeiro encontro de iniciação tecnológica e economia da cultura

A atividade reúne estudantes de cinco áreas de conhecimento e conta com a apresentação de 56 trabalhos de iniciação tecnológica

Por Felipe Campinas e Nicoli Bacelar

A Universidade Federal do Amazonas (UFAM), por meio da Pró-reitoria de Inovação Tecnológica (Protec), realizou na manhã desta quinta-feira (10), no Instituto Benjamin Constant, o 1º Encontro de Iniciação Tecnológica e Economia da Cultura (ITEC). O evento tem como objetivo apresentar métodos inovativos que contribuam com o desenvolvimento tecnológico e sustentável no âmbito da pesquisa científica.

O evento, coordenado pelo professor Raimundo Felipe Cruz, contou com a participação de professores e pesquisadores de instituições como UFAM, Instituto Federal do Amazonas (Ifam), e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

A pesquisadora Priscila Duarte, discente do curso de Química e bolsista do Programa Institucional de Iniciação Tecnológica e Inovação (PIBITI), participou do encontro apresentando propostas de otimização no processo de extração de substância encontrada no breu, que é utilizada na produção de diversos produtos como fixador de perfumes, fixador de tintas e medicamentos. A estudante destaca a importância dos resultados do projeto que podem colaborar com a produção sustentável na região amazônica: “A experiência foi muito proveitosa e importante para mim, uma oportunidade única porque a gente começa a pensar em como podemos contribuir com a sociedade a partir dos estudos científicos, nesse caso utilizando o breu, que é uma resina abundante na região amazônica que pode ser extraída de forma sustentável. Além disso, o evento nos proporciona a possibilidade de escolher qual área você vai querer trabalhar na química”, afirmou.

Para a pró-reitora da Protec, professora Socorro Rodrigues Chaves, a parceria com outras instituições proporciona a ampliação dos produtos apresentados e fomenta a visão inovadora do pesquisador acadêmico: “Estamos fomentando o início de uma carreira acadêmica, de um pesquisador, de uma pessoa que possa vir também a contribuir dentro da academia ou mesmo no setor produtivo com uma visão de inovação, da construção de algo que possa vir a servir a sociedade e gerar um desenvolvimento com sustentabilidade, esse é o nosso alvo”, destacou. O evento ocorre ao longo desta quinta-feira (10) com apresentações de projetos de pesquisa na área de ciências humanas.

Sobre o EBPC

O IV Encontro Brasileiro de Pesquisa em Cultura (IV EBPC) reúne pesquisadores de todas as regiões do País com o intuito de debater o campo da pesquisa em cultura em seus diversos aspectos, além de oferecer a troca de conhecimentos entre os participantes. O encontro também permite a construção de redes de pesquisa e colaborações que se articulam em âmbito nacional. Conta com a realização da Universidade Federal do Amazonas, através da Pró-reitoria de Inovação Tecnológica (Protec) e o Ministério da Cultura.

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable