Eletrônica molecular e polímeros condutores estão entre os temas abordados na Conferência Internacional de Física

Evento é voltado a abordar a Propriedade dos materiais, tanto do ponto de vista experimental quanto do teórico.

Coordenadores do evento com todos os palestrantes convidadosCoordenadores do evento com todos os palestrantes convidadosRealizado pelo Programa de Pós-graduação em Física (PPGFIS) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), a Conferência Internacional aborda os mais recentes avanços em pesquisas teóricas e experimentais da Física, englobando assuntos como polímeros, celulose, difração de raios-X, interações entre moléculas e dinâmica molecular.

O coordenador-geral do evento, professor Puspitapallab Chaudhuri, demonstra a importância do evento científico para o avanço da ciência. “Qualquer material, seja líquido, sólido ou gás, é macroscópico, que é o que vemos. Mas, por trás disso, há um mundo microscópico, feito de moléculas, átomos e elétrons. O que vemos é o resultado da interação entre esses elementos. Enquanto nós, teóricos, fazemos essa parte microscópica, elaborando modelos matemáticos do mundo microscópico, os experimentais veem o mundo macroscópico e entram no mundo microscópico para ver o há lá dentro. Em conferências como esta avaliamos se nosso trabalho teórico coincide com os resultados dos experimentais” explica o pesquisador.

Moléculas orgânicas como componente elétrico

Um dos avanços da Física apontados pelo coordenador-geral é no campo da eletrônica molecular. “Com a demanda do mercado de diminuir cada vez mais o tamanho dos computadores e celulares, a eletrônica molecular é o assunto do momento. Só que esses equipamentos usam chip de silício que, do ponto de vista microscópico, tem um limite e, quando chega a esse limite, não tem como diminuir mais. Então, os pesquisadores buscam nas moléculas orgânicas, com propriedade de condução elétrica, a solução para essa demanda”, destaca o professor Puspitapallab Chaudhuri.

Polímeros condutores e nanocelulose

Coordenadores do evento, professores Puspitapallab Chaudhuri e Sergio MichielonCoordenadores do evento, professores Puspitapallab Chaudhuri e Sergio MichielonO vice-coordenador da conferência Internacional de Física, professor Sergio Michielon, indica os experimentos sobre polímeros condutores e nanocelulose como outras contribuições da Física que serão abordadas durante o encontro científico. “Todos sabem que os polímeros, como a borracha e o plástico, são normalmente isolantes térmicos e elétricos. Só que hoje é possível fabricar polímeros que são condutores ou semicondutores, ou seja, podemos fazer dispositivos eletroeletrônicos a partir de cadeias poliméricas, que são mais baratas e fáceis de produzir. Outro exemplo é a nanocelulose. Inclusive o nosso primeiro palestrante, o professor Elson Longo, aborda isso muito bem quando propõe uma nova estrutura formada de tungstênio e prata capaz de desvendar os mecanismos de propriedades bactericidas e de sensores de ozônio, ou seja, ele fez um nanomaterial que pode ser usado como bactericida ou detector de gases” detalhou o professor.

Para o mestrando Douglas de Souza Gonçalves, a conferência é uma oportunidade para acrescentar informações à dissertação dele sobre aerossóis atmosféricos orgânicos. “Meu trabalho é sobre partículas que se encontram na atmosfera e interagem com o clima e esse evento traz o doutor Kaline Coutinho, da Universidade de São Paulo para ministrar o curso sobre modelagem molecular que irá contribuir muito com minha pesquisa”.

Intercâmbio científico

Mestrando do PPGFIS, Douglas Gonçalves, busca no evento mais conhecimentos para inserir na dissertação sobre partículas que se encontram na atmosfera e interagem com o climaMestrando do PPGFIS, Douglas Gonçalves, busca no evento mais conhecimentos para inserir na dissertação sobre partículas que se encontram na atmosfera e interagem com o climaO diretor do Instituto de Ciências Exatas, professor Cícero Mota, afirma que a atividade é mais uma oportunidade para apresentar opções profissionais para os alunos da área.  “Eventos assim são muito interessantes para a formação de nossos alunos porque a Ciência dos Materiais - e a Física é relacionada à Ciência dos Materiais - tem um potencial de aplicação muito expressivo. Nesse tipo de evento é possível levar o intercâmbio científico para além do ambiente universitário. Com a aplicação nas empresas dos conhecimentos produzidos na Universidade, sobre novos materiais, por exemplo, é possível desenvolver o setor industrial. Isso, além de melhorar a Economia, oferece mais opções profissionais para nossos alunos, além das já tradicionais como o Ensino”, declarou o diretor.

A Conferência Internacional de Física ocorre até a próxima sexta-feira,11, no auditório Rio Jutaí da Faculdade de Tecnologia da UFAM –Setor Norte do Campus Universitário Arthur Virgílio Filho.

Conferencista da abertura, o doutor Elson Longo, da Universidade Federal de São Carlos, apresentou uma nova estrutura formada de tungstênio e prata capaz de desvendar  mecanismos de propriedades bactericidas Conferencista da abertura, o doutor Elson Longo, da Universidade Federal de São Carlos, apresentou uma nova estrutura formada de tungstênio e prata capaz de desvendar mecanismos de propriedades bactericidas Programação

Entre os palestrantes convidados estão a professora da Universidade de São Paulo (USP), doutora Yvonne Mascarenhas, que no evento aborda o tema “A difusão científica para uma sociedade consciente” e o professor da University of Northeastern/Argentina, doutor Patricio Provasi, que apresentará a palestra “The calculation of the NMR Spin Coupling constant: broad overview of its basics aspects”. Além das palestras, o evento terá minicursos e uma sessão de apresentação de trabalhos científicos desenvolvidos pelos participantes. Acesse a programação completa do evento no site do MP2.

 

 

 

 

 

 

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable