Fórum Amazonense de Combate aos impactos do uso de agrotóxicos realiza reunião na UFAM

O Fórum reuniu-se nesta terça-feira (8) para finalizar a programação da Semana Nacional de Combate aos Agrotóxicos que ocorre de 28 de novembro a 3 de dezembro.

Temas como o impacto dos agrotóxicos na saúde humana, agroecologia como alternativa viável, produção orgânica no Estado do Amazonas e alimentação saudável serão discutidos durante o evento.

De acordo com o professor José Ferreira da Silva, representante da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) no Fórum, o evento se propõe a discutir questões e orientar toda a cadeia de produtores, professores e alunos que se interessam pelo tema. “Através das atividades e palestras, a Semana vai gerar uma visão mais ampla para a sociedade amazonense dos impactos do uso de agrotóxicos nos alimentos que chegam até eles”, afirmou.

Para a coordenadora do Fórum, promotora de Justiça Aurely Freitas, a parceria com a Ufam é fundamental para gerar conscientização sobre os impactos do uso de agrotóxicos para o consumidor, a saúde humana e o meio ambiente.

“É daqui que vão sair os futuros agrônomos, que vão trabalhar diretamente com isso. Então essa discussão tem que estar dentro da academia, esse tema tem que ser discutido com os alunos dentro da Universidade, por isso é muito importante a participação da Ufam no Fórum”, afirmou a promotora.

Um dos objetivos do evento é estimular o uso de técnicas alternativas ao agrotóxico, como a agricultura orgânica a agroecologia. “Queremos atuar nessas duas áreas, a da utilização correta dos químicos por agricultores que porventura escolham usar esse produto e a do incentivo àqueles agricultores que não queiram usar”, enfatizou a coordenadora. 

Participaram da reunião alunos de agronomia e professores da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), bem como os representantes das seguintes instituições: Ministério Público do Amazonas (MPAM), Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Trabalho (MPT), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Universidade Estadual do Amazonas (UEA), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM), Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), REDE MANIVA, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA), Museu da Amazônia (MUSA) e a Associação dos Produtores Orgânicos no Estado do Amazonas (APOAM). 

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable