UFAM, eu cuido – Oficina de mandalas transforma CD´s velhos em peças decorativas
Participantes da Oficina com as instrutorasCoordenada pelo eixo Resíduos sólidos da Campanha institucional “UFAM, eu cuido”, a Oficina de mandalas é voltada a dar uma destinação sustentável e artística a CD´s que seriam descartados.
Cd´s velhos, miçangas e colas em alto relevo foi tudo o que a turma da oficina de mandalas precisou na manhã desta terça-feira, 08, pra deixar fluir a criatividade.
A Acadêmica de Ciências Biológicas da Uninorte, Adela Adriely Barbosa, ficou sabendo da oficina através de um amigo e resolveu participar. “Na minha faculdade faço parte de um projeto que reutiliza resíduos sólidos e vim aqui para aprender mais e passar adiante os conhecimentos adquiridos aqui”, destacou a participante da oficina.
Cuidado com o meio ambiente
A coordenadora da oficina, Rita Morgana de Melo, afirma que oficinas dessa natureza evidenciam o cuidado com o meio ambiente. “Quando descartado, o CD demora muito para se decompor, então, investir na reutilização pode colaborar muito com o meio ambiente. Ao invés de usar vidro para fazer as mandalas, podemos usar CD´s. Com as dicas que eu,a Laena e a Maria Luiza passamos na oficina, o CD fica um material similar ao vidro para a luz atravessar a mandala”, afirma a instrutora da oficina.
Próximas oficinasA coordenadora da oficina, Rita Morgana de Melo
Ela aproveitou para anunciar as oficinas que serão ministradas até a próxima sexta-feira (11). Depois de transformar óleo de cozinha usado em sabão, na oficina de ontem, 07, e CD´S velhos em mandalas, na oficina de hoje, 08, amanhã é dia de transformarmos caixas de leite em bolsas. Na quinta, a oficina será de transfer para o MDF e, na sexta, recuperaremos garrafas de vinho.
A Oficina de mandalas foi realizada na sala Copaíba do Centro de Ciências do Ambiente (CCA) – Setor Sul do Campus Universitário Arthur Virgílio Filho.