Instituição American Chemical Society realizou abertura de evento na Ufam

A Universidade Federal do Amazonas - Ufam, em parceria com a American Chemical Society - ACS, e a Sociedade Brasileira de Química - SBQ, realizou a abertura do Workshop Bulding Opportunity out of Science and Technology – BOOST. O evento teve início nesta manhã de sexta-feira, 14, e se estende até as 17h30, no auditório da Faculdade de Direito, no setor Norte do campus.

A American Chemical Society já realizou o mesmo evento em Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Recife e agora em Manaus. Direcionado a discentes, doutores e jovens profissionais da área de química, oobjetivo do evento é permitir que os cientistas adquiram habilidades que não aprendem em sala de aula e se caracterizam em publicar, comunicar, vender e ser contemplado em editais.

A ACS é uma das maiores sociedades científicas do mundo e têm este projeto itinerante que busca cidades longínquas dos grandes centros e oferece aos estudantes e aos jovens pesquisadores destes locais como trabalhar a linguagem científica.  

O primeiro módulo do evento foi ministrado pela cientista e membro da ACS, Lily Raines, com o tema “Communicating Your Science” (Comunicando em Ciência).    São quatro módulos com temas: “Publicando em Ciência”; “Vendendo sua Ciência”; e “Mapeando sua Carreira”, que serão ministrados por Bradley Miller, Cornelia Bohne, Ellene Tratras Contis, membros da ACS.

“O objetivo do evento é permitir que os cientistas adquiram habilidades que realmente não aprendem em sala de aula que seriam publicar, comunicar, vender e ser contemplado com editais em ciência. Então, a ideia foi trazer expert da American Chemical Society para que pudessem intermediar uma série de atividades, exercícios, entre outros, para que as pessoas tivessem consciência destes quatro pilares que todo cientista deve ser capaz de dominar. O grande benefício do Workshop é trazer para o público local como o mundo trabalha com a linguagem da ciência”, Destacou o professor do curso de Química da Ufam, Renato Henriques de Souza, vice-secretário regional da Sociedade Brasileira de Química e coordenador local do Workshop.

O professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Peter Seidl, explicou que a American Chemical Society é a maior sociedade científica do mundo e querem se aproximar dos estudantes brasileiros para apresentar a Instituição e de que forma podem colaborar com as universidades, com centros de pesquisas pra avançar as aplicações da Química. “A ACS é a maior sociedade científica do mundo. Eles têm 150 mil associados, um prédio de cinco andares em Washington, verbas enormes e querem se aproximar dos estudantes brasileiros. Querem apresentar ao público em geral o que é a ACS e de que forma podem colaborar com a ciência no Brasil.

“É um evento interessante porque são conteúdos voltados para os alunos de pós-graduação como: escolha de artigos, como fazer apresentações, delinear a pesquisa e aprender várias técnicas. São assuntos de extrema importância pra gente que está no mestrado e no doutorado. É um grupo de pesquisadores que trazem informações que colaboram com a nossa pesquisa. É um evento importante porque acrescenta no desenvolvimento do trabalho científico”, disse a doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Química -PPGQ-, Kamila  Fernandes.

As atividades do Workshop são ministradas integralmente na língua inglesa e os participantes recebem certificado de participação.

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable