HUGV implanta três protocolos de Segurança do Paciente
Durante o mês de setembro, o Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente, do Hospital Universitário Getúlio Vargas, da Universidade Federal do Amazonas – (HUGV-UFAM), apresentou à comunidade hospitalar os protocolos de segurança do paciente implantados no HU: Protocolo de Identificação do Paciente, Protocolo de Prevenção de Queda e o Protocolo de Prevenção de Úlcera por Pressão.
Os protocolos desenvolvidos no HUGV estão de acordo com o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) do Ministério da Saúde (MS), criados em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e buscam prevenir e reduzir a incidência de eventos geradores de danos ao paciente, e erros em procedimentos cirúrgicos nos estabelecimentos públicos e privados.
A identificação do paciente será feita por meio de pulseiras, colocadas no momento da internação, e monitoradas diariamente pela equipe assistencial. Nelas devem constar informações como o nome completo do paciente, data de nascimento, número de prontuário e clínica onde foi internado.
Pulseiras de identificação, colocadas no momento da internação do pacienteA prevenção de queda, que visa reduzir a ocorrência em pacientes, e os danos associados, utilizará um formulário de avaliação de risco de queda no momento da admissão do paciente no hospital, e reavaliação diária. Outras medidas a serem adotadas serão estratégias de educação ao paciente, familiares e profissionais, e distribuição de material informativo.
Por último, para a implantação do protocolo de prevenção de úlcera por pressão, também será utilizado formulário que deverá ser preenchido no momento da admissão do paciente, com reavaliações de risco diários. Nele consta a escala de Braden (instrumento para avaliação de risco para avaliação de ulcera por pressão) e recomendações gerais para prevenir as lesões, além de ações educativas para pacientes, acompanhantes e profissionais, como distribuição de flyers informativos com os fatores de risco para lesão por pressão.
A Chefe do Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente do HUGV, enfermeira LucianaEnfermeira Luciana Silveira Silveira, destacou a importância de se compartilhar este momento com toda a comunidade do Hospital, tanto assistencial quanto acadêmica. “É extremamente importante divulgarmos para todo o hospital, abrangendo as áreas de ensino, administrativa e principalmente da assistência, pois entendemos que é uma oportunidade de apresentar as ações de segurança, orientar quanto ao funcionamento de cada protocolo e angariar apoio, aumentando assim a adesão para os protocolos que estão sendo implantados".
Além dos protocolos implantados na ocasião, o HUGV já monitora os protocolos de lista de verificação segura de cirurgia e de higienização das mãos, e está em fase de discussões e ajustes para a implantação de prescrição segura e de comunicação entre profissionais. Abaixo seguem alguns informativos apresentados durante as reuniões: