Projeto Criando Arte vai às praças de Manaus
Com a iniciativa, cerca de 25 artesãos têm a oportunidade de vender o que produzem, sobrevivendo da própria arte.
Feira de Artesanato da UFAM na Praça Adrianópolis
Vinculado ao Centro de Ciências do Ambiente da Universidade Federal do Amazonas (CCA), o Projeto de Extensão Criando Arte - Feira de artesanato da UFAM ocorre uma semana por mês no Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) da Universidade e agora se expande para as praças da cidade de Manaus.
A primeira praça a receber o projeto no sábado,1, foi a de Adrianópolis, zona Centro-Sul de Manaus. Coordenado pela historiadora e mestranda no Centro de Ciências do Ambiente da UFAM, Selma Furtado, o projeto oportuniza a cerca de 25 artesãos de Manaus e Iranduba venderem variedades de artesanatos como chaveiros, bolsas, trilhos de mesa e potes decorados. “O nosso projeto tem o apoio da UFAM, através da Pró-Reitoria de Extensão, que aprovou o Criando com arte que está uma semana por mês na entrada do ICHL, mas também contamos com o apoio da Prefeitura de Manaus, através da Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento (SEMPAB), da Escola Superior de Administração da Prefeitura e da Secretaria de Limpeza Pública para trazer o projeto às praças de Manaus. Escolhemos começar por essa praça de Adrianópolis por nunca haver programação aqui, mas já fomos convidados para levar nosso projeto para a Praça do Parque Dez também. Esperamos que a iniciativa seja bem-recebida pelo público e que
Rita Rodrigues é uma das expositoras da feira de artesanato da UFAMpossamos expandir nosso projeto”, declarou Selma Furtado.
Artesanato sustentável
Artesã há mais de vinte anos, dona Rita Rodrigues é uma das expositoras da feira. Ela aposta no artesanato sustentável. “Amo o que faço e aproveito para trabalhar com materiais recicláveis e, dessa forma, contribuir com o meio ambiente”.
A feira de artesanato estará na Praça de Adrianópolis no dia 5 de novembro e no dia 3 de dezembro, das 17 às 21h.