Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia Diferencial realiza abertura de Encontro

Vice-reitor Hedinaldo Narciso Lima fez a abertura oficial do eventoVice-reitor Hedinaldo Narciso Lima fez a abertura oficial do eventoO Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia Diferencial –NEPPD- realizou a abertura do IV Encontro Amazônico de Psicopedagogia nesta quarta-feira, no auditório Rio Alalau, na Faculdade de Educação da Ufam. O Encontro vai discutir, durante três dias, temas relacionados às dificuldades de aprendizagem.

A solenidade de abertura contou com a presença do vice-reitor da Ufam, Hedinaldo Narciso Lima, que realizou a abertura oficial do evento, da diretora da Faculdade de Educação da Ufam, Selma Baçal, da vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Pérsida Miki e a vice-líder do NEPPD, Wânia Ribeiro, que compuseram a mesa de abertura.

O Encontro Amazônico de Psicopedagogia ocorre de dois em dois anos e, neste ano, estará discutindo durante três dias (21 a 23) temas abordados pela área. A programação conta com a apresentação de inúmeros pesquisadores que vão expor os processos de aprendizagem e debatê-los com o público. O objetivo é dispor informações acerca da Psicopedagogia e incentivar a pesquisa sobre teorias, práticas curriculares e formação em torno do processo ensino-aprendizagem.

A palestra de abertura foi proferida pela professora Simone Aparecida Capellini, da Universidade Estadual Paulista -Unesp/Marília- com o tema “Diagnóstico dos distúrbios de aprendizagem”.

A mestranda em Educação e pesquisadora do NEPPD, Geyse Sadim, destacou que o evento é repleto de importantes pesquisadores que estarão expondo, durante três dias, temas relacionados à Psicopedagogia. “O Encontro Amazônico de Psicopedagogia ocorre a cada dois anos. Estamos na quarta edição e o objetivo é discutir os temas abordados pela Psicopedagogia que tratam das dificuldades de aprendizagem e as dificuldades específicas da aprendizagem. O nosso público é voltado para os acadêmicos de graduação da Pedagogia e de outros cursos que abraçam esta área. Estamos trazendo três palestrantes convidados: os professores Heber Maia (UFF/RJ), Nelba Pisacco (UEPG/PR) e Simone Capellini (Unesp/Marília/SP) que são renomados nesta área. O Núcleo sempre promove eventos científicos voltados para formação de alunos e professores. O objetivo é incentivar a discussão sobre a Psicopedagogia e fomentar aos alunos a pesquisar o tema”, destacou Geyse Sadim.

A palestrante Simone Capellini, da Unesp, ressaltou sobre o diagnóstico dos transtornos de aprendizagem. “É comum você confundir uma criança que tem uma simples dificuldade de aprender com uma que tenha transtorno de aprendizagem. Precisamos estar preparado para separar esta clientela. Em outra situação trabalhar a identificação precoce da criança de risco para Deslexia. É fundamental saber quais são os indicadores que o professor possa identificar o problema e agir”, disse a palestrante.        

  

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable