FD promove I Mostra de Artigos Científicos
134 banners estão expostos nos corredores da Unidade para o público em geral
Ainda no 5º período de Direito, Carlos Eduardo já publicou 18 artigos em revistas jurídicas especializadasA produção científica na área das ciências jurídicas é apresentada para os alunos já no primeiro período da faculdade. O resultado do trabalho acadêmico realizado pelos calouros extrapolou os limites da sala de aula e ganhou uma exposição inédita neste dia 15 de setembro de 2016, quando 67 artigos de cada turno do curso de Direito da Universidade Federal do Amazonas foram expostos na forma de banner.
Segundo a titular da disciplina Metodologia do Estudo em Direito há cinco anos, professora Dorinethe Bentes, desde 2011 os alunos desenvolvem o conteúdo em três etapas: a elaboração do projeto, a produção do artigo científico conforme as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e a apresentação. “Até o ano passado, a fase da apresentação era apenas na sala de aula. Agora resolvemos expandir e mostrar para toda a comunidade da Ufam as pesquisas que estão sendo produzidas pelos alunos ainda no primeiro semestre da faculdade”, salientou a orientadora dos artigos.
Motivação
Para incentivar a iniciação à pesquisa, a estratégia é introduzir os discentes nesse universo logo no início do curso. Carlos Eduardo Araújo, ainda no 5º período, já tem uma lista de 18 artigos publicados em revistas jurídicas. “Iniciei há dois anos e meio, motivado pela disciplina de Metodologia. Soube que o Regimento da FD permite o aproveitamento das publicações em revistas da área no lugar na monografia. Desde o terceiro período consegui esse resultado e depois não parei de publicar”, contou.
Na tarde do dia 15 de setembro, o aluno, que tem uma média de mais de três trabalhos publicados por período, palestrou aos calouros no auditório da Unidade. “Publiquei na Revista do TCU e nas revistas Síntese – Direito Administrativo e Síntese – Licitações e Contratos. O meu interesse maior é nessa área e a dica que eu dou aos iniciantes na pesquisa é que se dediquem aos temas de que gostam, sem dar maior atenção aos que estão ‘na moda’ ou se acreditam não ter capacidade para escrever trabalhos científicos”, alertou. “O aperfeiçoamento é o resultado de dedicação, leitura e prática”, pontou ele.Vívian Tibúrcio é uma das 134 expositoras do evento
Temas
Segundo a professora Dorinethe Bentes, os temas mais abordados foram na área do Direito Penal, por exemplo, os dez anos da Lei Maria da Penha e a precarização do sistema carcerário no Brasil. Situações de trabalho análogo à escravidão no contexto contemporâneo e direitos dos indígenas no Amazonas também foram abordados com frequência nos artigos.
“Outras propostas foram inéditas, como a influência da obra de Nicolau Maquiavel neste século. Foi uma abordagem teórica diferente da maioria”, explicitou a docente. Outro artigo que teve destaque em relação ao tema foi o que tratou da violência sofrida na hora do parto nas maternidades públicas de Manaus. “A pesquisa revela que as vítimas são xingadas e tratadas violência pela equipe médica num momento de dor e sofrimento”, destacou a docente.
Uma das expositoras, Vívian Tibúrcio escreveu sobre os direitos do consumidor no comércio eletrônico. “A escolha foi baseada na minha experiência pessoal. Fiz três compras: uma chegou dentro do prazo e as outras nunca chegaram. Fiquei perdida porque não sabia a quem recorrer”, explicou a discente. Ela descobriu que o Código de Defesa do Consumidor e o Decreto 7.962/2013 regulam essa questão. Agora, Vívian dá dicas sobre compras online: “É importante ler as avaliações do vendedor e guardar os comprovantes do site e do email. Caso tenha algum problema, a loja tem cinco dias para solucionar diretamente. Ou então, é possível acionar o PROCON do seu estado”.
Todos os trabalhos foram avaliados por uma equipe de três finalistas do curso. Dentre os critérios estão a exposição do conteúdo, a interação com dúvidas e a apresentação do banner. Dessa forma, os alunos adquirem experiência e desenvoltura não somente na escrita do trabalho científico, mas no momento da divulgação dos resultados para o público.