Pesquisas para jovens professores doutores receberão financiamento

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), realizou nesta sexta-feira, 2, no Auditório da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (ProGesp), no Centro Administrativo, a reunião para apresentar aos professores e diretores das unidades acadêmicas da capital e do interior o Programa de Financiamento de Projetos de Pesquisa para Jovens Professores Doutores da Ufam (Programa Jovem Doutor), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

O reitor em exercício, Hedinaldo Narciso Lima, recepcionou os presentes e destacou a importância da participação dos docentes no Programa, apresentando as diretrizes principais de como concorrer ao financiamento da pesquisa. Em seguida, o pró-reitor de pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), Gilson Monteiro, apresentou em detalhes as características do Programa, ressaltando os objetivos e a relevância para a pesquisa. Explicou as faixas de valores em que os projetos estarão submetidos, prazos, quem estará apto ao financiamento e a duração. Os projetos a serem financiados devem estar inseridos nas áreas de: Segurança Alimentar; Hídrica; Energética Sustentável; Cibernética; Comunicação; Educação e Tecnologias Sociais; Biotecnologia; Medicamentos e Fármacos; e Políticas Públicas e Sociedade.

“É uma linha de financiamento importante para pesquisa e convidamos os professores para mostrar o Programa e como ter acesso. A dificuldade de financiamento desmotiva a fixação de doutores na região. Temos hoje aproximadamente 230 pessoas que se enquadram neste perfil de recém-doutor e esperamos uma grande participação”, afirmou Hedinaldo Narciso Lima.    

Segundo Gilson Monteiro, é fundamental a participação de pesquisadores da Ufam para que o Programa se consolide. “A ideia é o Programa tornar-se uma política pública de financiamento da pesquisa. É um projeto piloto do MCTIC que será aplicado na Ufam e na Universidade Federal da Bahia (UFBA), por isso é fundamental que a demanda seja grande para consolidar o Programa”, destacou.

O professor do curso de Geografia da Ufam, Marcos Castro, ressaltou a importância do Programa por contemplar a categoria de jovem-doutor e contribui para consolidar a carreira de docente na universidade. “Temos muitos professores que não são da região e eles, muitas vezes, encontram dificuldades em alguns editais, no sentido que a quantidade de projetos já realizados acaba por criar uma espécie de hierarquização, que prioriza quem é mais antigo. Então, estes programas que contemplam essa categoria de recém-doutores serve pra consolidar a carreira do jovem e incentivar sua permanência na Instituição”, afirmou Marcos Castro.

“Sem dúvida este projeto vai incentivar a pesquisa na Ufam. Hoje está difícil a captação de recursos e, pra gente que está chegando aqui na Universidade como jovem-doutor, é um incentivo. Isso estimula você a se dedicar e, consequentemente, ampliar a pesquisa”, relata o professor do curso de Química da Ufam, Marco Antônio dos Santos Faria.   

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable