Curso dissemina cultura de inovação na Universidade

Palestra teve como público alvo professores, pesquisadores, gestores, técnico-administrativos e estudantes

Com destaque para as principais noções de inovação e suas aplicações nos âmbitos pessoal e profissional, o curso Bases Conceituais de Inovação e Desenvolvimento encerrou nesta sexta-feira (22). O evento, promovido pela Pró-reitoria de Inovação Tecnológica (PROTEC), aconteceu das 14h às 17h no auditório Rio Javari da Faculdade de Tecnologia - Setor Norte do Campus Universitário Senador Arthur Virgílio Filho.

Segundo o palestrante, o engenheiro civil Marcus Vinícius de Vasconcelos Paiva, a inovação pode ser usada como uma ferramenta de crescimento e desenvolvimento empresarial. 

“Esses conceitos servem para você organizar sua vida pessoal e sua participação na comunidade, na escola ou na universidade”, explicou o engenheiro. “Mas também ajudam na hora de montar um negócio. Se você estrutura um negócio com uma percepção do que é inovação e o organiza para atender diferentes demandas de forma inovadora, o conhecimento de gestão de inovação vai ser útil para que o negócio venha a prosperar e se consolidar”.

O curso, voltado para professores, pesquisadores, gestores, técnico-administrativos e estudantes, faz parte das ações de disseminação da cultura de inovação na Universidade. De acordo com Cláudia Tavares, coordenadora de Empreendedorismo, Habitat e Inovação da PROTEC, eventos como este contribuem para que os alunos entrem em contato com vertentes além do ensino, pesquisa e extensão. “É importante que os estudantes saibam o que é inovação, como ela se relaciona ao ensino e pesquisa dentro da sala de aula e como isso pode se converter em possibilidades práticas no mercado”, disse.

Walmir Acioli, recém-formado em Engenharia da Computação pela Ufam, afirmou que a palestra o ajudou a pensar em soluções para os projetos que desenvolveu durante a graduação.  “A aula realmente abriu meus olhos em relação à inovação. Posso utilizar esses conceitos para dar continuidade a meus projetos e não deixá-los só ‘na prateleira’. Nós criamos bastante na universidade e precisamos dar um destino prático e benéfico para nossas criações”, declarou.

O curso contou com o apoio do Núcleo de Especialistas em Avaliações e Perícias de Engenharia da Ufam (NESAP), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (CREA-AM) e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Amazonas (CAU/AM).

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable