Curso de Engenharia Elétrica/Eletrotécnica tem conceito 4

Coordenador do Curso de Engenharia Elétrica, professor doutor Rubem Cesar SouzaCoordenador do Curso de Engenharia Elétrica, professor doutor Rubem Cesar SouzaAo passar por avaliação do Ministério da Educação curso de Engenharia Elétrica /Eletrotécnica melhora conceito e se aproxima da excelência. O curso já tinha passado por três avaliações e recebido conceito 2. Ao passar por reestruturação, principalmente a chegada de novos docentes, melhorou consideravelmente os itens avaliados pelo Ministério, o que resultou no aumento do conceito para 4, aproximando o curso da nota 5 que é de excelência.

Várias mudanças foram implementadas no curso de Engenharia Elétrica/Eletrotécnica para produzir tal resultado. A principal mudança consistiu na contratação de docentes para o quadro permanente do curso. Antes o curso tinha somente quatro professores efetivos com dedicação exclusiva, o que impactava negativamente no conceito do curso, uma vez que as atividades de pesquisa e extensão, dentre outras, ficavam profundamente prejudicadas. Ao ampliar o número de professores (de quatro para nove) foi possível atender todas as demandas incipientes (inserir a pesquisa e a extensão, por exemplo) e assim melhorar o conceito do curso.

A ampliação do quadro docente não é suficiente para assegurar a elevação do conceito, mas o comprometimento profissional dos recém-contratados garantiu o desenvolvimento de diversas ações de pesquisa, extensão, ensino e de gestão administrativa que impactaram numa melhor avaliação e, consequentemente, no conceito 4.      

“Os conceitos anteriores foram 2, 2 e 3. As duas primeiras notas foram atribuídas somente para o curso de Engenharia Elétrica/Eletrotécnica, porém a nota 3, resultou da avaliação agregada dos três cursos de Engenharia Elétrica existentes na Ufam (Engenharia Elétrica/Eletrotécnica, Engenharia Elétrica/Eletrônica e Engenharia Elétrica/Telecomunicações. Em 2014, o quadro de docentes era reduzido. Só tínhamos quatro professores com dedicação exclusiva (os demais eram substitutos). Não era possível desenvolver atividades de pesquisa e extensão, tendo que atender a demanda, não só do próprio curso, mas também de todos os outros cursos existentes na Faculdade de Tecnologia. A partir de janeiro de 2014 iniciamos um processo de reestruturação do curso, com resultados significativos, dentre os quais destacamos os seguintes, além do quadro de docentes: aumento do número de disciplinas optativas; implementação de projetos de iniciação científica e de extensão; implementação de programa de monitoria; aumento da oferta de disciplinas optativas, e, elaboração do planejamento estratégico do curso. Essa última ação consiste em algo inovador para os cursos de graduação e que recebeu destaque na visão dos avaliadores. É importante frisar que se encontra em processo avançado a reestruturação do projeto pedagógico do curso”, destacou o coordenador do curso de Engenharia Elétrica/Eletrotécnica, professor Rubem Cesar Rodrigues Souza.

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable