Seminário discute elaboração de Base Nacional Comum Curricular

Universidade Federal do Amazonas e a Comissão Estadual de Mobilização para elaboração da Base Nacional Comum Curricular promovem Seminário com o objetivo de discutir e esclarecer proposta que irão compor uma base nacional da educação. O evento ocorreu nesta quinta-feira, 14, no auditório Rio amazonas, na Faculdade de Estudos Sociais. A cerimônia contou com a presença do pró-reitor de Ensino de Graduação, Lucídio Rocha, do pró-reitor adjunto de Ensino de Graduação, Nelson Noronha, do coordenador institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), Túlio Costa, da coordenadora estadual de Mobilização da Base Nacional Curricular, Vera Lúcia Lima e de professores representantes de áreas de ensino que formaram a mesa de abertura.   

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) vai instituir um núcleo comum nacional da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino médio. O modelo atual vai ser substituído por uma base nacional comum, dotada de fundamentos voltados para o desenvolvimento físico, intelectual e cidadania, desde infância até o Ensino Médio. A proposta vem sendo elaborada desde o ano passado, por determinação do Plano Nacional de Educação ao Conselho Nacional de Educação, e vem sendo construída pelas instituições de ensino estaduais, municipais, federais, conselhos e a comunidade. Após a elaboração da proposta (vai ser apresentada ainda em outro em seminário estadual) será produzido um relatório que em seguida vai ser encaminhado ao Ministério da Educação. O Plano Nacional da Educação determinou um prazo para que o Conselho Nacional de Educação estabelecesse uma base curricular nacional.  

A coordenação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) também foi convidada a participar da elaboração de propostas para a BNCC. O Programa possui 38 subprojetos abrangendo todas as licenciaturas da Ufam e tem como objetivo a formação de professores. “É importante a participação neste processo porque o PIBID está inserido na formação de professores. É o objetivo do Programa, formar profissionais que vão atuar no processo de ensino. Participar da elaboração das diretrizes que vão fundamentar o ensino é significativo para nós.”, disse o coordenador do PIBID, Túlio Costa.

“A Comissão Estadual de Mobilização é formada por todos os segmentos que participam da promoção da educação. A Base Nacional Comum Curricular vai ser um documento de referência para que as escolas façam seus Projetos Pedagógicos. Temos 38 licenciaturas que estão diretamente envolvidas na formação de professores para o Ensino Básico e é importante que estes profissionais saiam daqui conhecendo a Base Nacional. É fundamental que as coordenações dos cursos de Licenciaturas da Ufam ajustem seus projetos pedagógicos às novas configurações da Base Nacional Curricular”, explicou o pró-reitor adjunto de Ensino de Graduação, Nelson Noronha.

A coordenadora da Comissão Estadual de Mobilização, Vera Lúcia Lima, destacou que a Base Nacional vai definir objetivos de aprendizado ao estudante. “Vamos apresentar como ficou estruturada a segunda versão da Base Nacional Comum Curricular, com as sugestões e críticas que foram feitas no portal (a primeira versão foi encerrada no dia 15 de março) e as alterações feitas pelos especialistas do MEC. Vamos ver o que foi sugerido nesta segunda versão. A BNCC, depois que for aprovada, vai definir o que o aluno brasileiro deve aprender em cada etapa do sistema de ensino. Vai estar definido o que o aluno tem que aprender. O aluno vai ter garantido o direito do aprendizado conforme as etapas do Ensino Fundamental e Médio”, destacou Vera Lima.

“Estamos realizando este evento com o objetivo de divulgar um encontro estadual que vai acontecer. Ainda estamos numa fase de construção da BNCC e vai ocorrer um seminário estadual e convocamos a comunidade da Ufam para participar”, disse o Pró-reitor de Ensino de Graduação, Lucídio Rocha. 

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable