Ufam é destaque no Intercom Norte com 19 prêmios
Os cursos de Relações Públicas e Jornalismo de Manaus e Parintins conquistaram 19 prêmios, dentre eles o de instituição destaque por número de premiações na Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom), mostra competitiva do evento. A XV edição do Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte (Intercom) foi sediado em Boa Vista, Roraima, entre os dias 06 e 08 de Julho.
Com o tema "Comunicação e Educação entre fronteiras: Caminhos integrados para um mundo em transformação", o evento premiou os melhores trabalhos experimentais produzidos por estudantes no campo da Comunicação em 2015.
De acordo com o chefe do departamento de Comunicação, e diretor regional norte do Intercom, professor Allan Rodrigues, o apoio da Universidade permitiu que os alunos inscritos para o Expocom fossem ao evento sem custos de passagem. “Apresentamos 24 trabalhos no total e com apoio da administração superior que nos cedeu um ônibus, conseguimos levar cerca de 40 alunos competidores, entre graduandos e pós-graduandos de Manaus e Parintins".
Na avaliação do professor, o número expressivo de prêmios é uma consequência do engajamento de professores e alunos, desde a edição nacional em 2013, realizada pela Ufam.“Quando sediamos o congresso nacional, essa motivação, esse clima de produção e esse engajamento, se adensaram, e o resultado foram trabalhos muito competentes. Temos que creditar o empenho dos professores, e o talento dos nossos alunos”, acrescentou.
Premiados
A aluna Pâmela Eurídice Beleza Baltazar, do 5º período de Comunicação Social – Jornalismo participou pela segunda vez do Intercom e foi premiada em quatro categorias, três de cinema e audiovisual e uma de Website. Para ela a experiência é única e a troca de ideias é um dos fatores mais interessantes do Congresso.
“Você contempla o desenvolvimento do que fez na academia e além de colher os frutos desse trabalho, ainda tem acesso ao que é produzido nos mais variados campos da Comunicação acadêmica na região podendo adicionar a isso a sua carga de conhecimento”, enfatizou.
Já para o aluno finalista do curso de Relações Públicas, Izamir Barbosa, que ganhou o prêmio na modalidade “Projeto de Assessoria de Comunicação para o Terceiro Setor”, o que torna o Intercom uma grande experiência é o contato com grandes nomes da comunicação, fator que segundo ele, faz com que o estudante tenha mais certeza do que quer profissionalmente.
“A participação em mostras competitivas é fundamental para qualquer graduando, principalmente da área de comunicação que é uma área muito ampla, pois você pode se engajar na parte prática enquanto aprende uma disciplina para depois mostrar essa produção para doutores, mestres e colegas de outros cursos, isso faz com que o estudante consiga se projetar mais no mercado de trabalho, na academia e se motivar com o curso, além de ter contato com pessoas de outras realidades, o que é incrível”, explicou.