Aposentadoria e controle de riscos são destaques no encerramento da Semana da Auditoria
Ocorreu nesta sexta-feira (1º), no auditório da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp), o encerramento da Semana de Auditoria.
O evento, promovido pela Coordenação do Treinamento e Desenvolvimento (CTD) do Departamento de Desenvolvimento de Pessoas, teve por objetivo fornecer aos Auditores Internos da UFAM o conhecimento básico para o exercício da atividade que desenvolvem, através de conteúdos práticos e teóricos.
O servidor Dinorvam Fanhaimpork, auditor chefe em exercício, ministrou um curso sobre gestão de riscos na administração pública, multiplicando os conhecimentos adquiridos no Fórum Nacional dos Auditores (Fonaitec) através de palestras e estudos de caso.
Segundo o servidor, a gestão voltada ao controle de riscos é uma metodologia que pode auxiliar na avaliação dos processos da Universidade. “Dentro de um planejamento, a gestão de riscos, essa é uma ferramenta utilizada para chegar até o resultado desejado, mitigando possíveis impactos negativos”, afirmou.
Para o servidor Boniek Pereira da Silva, servidor da unidade de Benjamin Constant, a Semana é um momento importante para o desenvolvimento das ações dos servidores auditores da Universidade. “A união e troca de informações, experiências e aprendizado afastam irregularidades, erros possíveis e ineficiências”,
Já Gleiciane Pinto, servidora da Progesp, falou sobre processos relativos a aposentadorias e pensões, orientando os servidores sobre os fundamentos e requisitos para obtenção desses direitos de forma ampla e básica. “O objetivo é trazê-los para a realidade diária da Universidade, mostrando como nosso sistema interno funciona, quais são os critérios a serem avaliados e fiscalizados”, explicou.