NEPPD da Faced promoveu palestra sobre motricidade na infância
Palestrante João Otacílio Libardoni dos SantosO Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia Diferencial - NEPPD, da Faculdade de Educação – Faced, realizou nesta quinta-feira, 30, no auditório Rio Alalaú, da Faced, no setor Norte do campus, a palestra “Motricidade na Educação Infantil”, proferida pelo professor João Otacílio Libardoni dos Santos, da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Ufam - FEFF e do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/Faced.
A vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação, professora Pérsida Miki, fez a abertura do evento com uma breve apresentação das atividades do Núcleo e deu boas-vindas ao palestrante e ao público presente. Em seguida o professor da FEFF proferiu a palestra intitulada “Motricidade na Educação Infantil”. O evento faz parte do Ciclo de Palestras e Debates sobre Inclusão no Contexto Amazônico promovido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia Diferencial.
O conteúdo da palestra destacou a importância da motricidade na fase infantil como um processo de desenvolvimento integral da criança. A importância do hábito do movimento nos primeiros anos promove o desenvolvimento em vários aspectos da vida, não apenas o movimento de forma isolada, mas também o movimento na perspectiva social, histórica, entre outras. “A motricidade é a prática de atividades naturais de uma criança. Essas atividades caracterizam-se pelo movimento que qualquer criança faça com naturalidade como correr, rolar, chutar, saltar, entre outras. Na Educação Infantil é fundamental que a criança tenha atividades, não somente intelectuais, mas também físicas para que seja garantido o seu desenvolvimento integral. Muitas vezes não se dá importância da motricidade nesta fase da vida, o que pode comprometer o desenvolvimento integral da criança. A motricidade é o movimento, não apenas biológico, mas o que é construído socialmente, historicamente. Ou seja, como a criança desenvolve suas capacidades motoras dentro de um determinado contexto, num determinado processo histórico. Existe hoje contextos diferentes que interferem na capacidade motora de cada um. Na Educação Infantil é importante estimular as habilidades motoras fundamentais para que a criança tenha desenvolvimento”, disse o professor João Otacílio Libardoni dos Santos.
A coordenadora do Ciclo de Palestras e Debates sobre Inclusão no Contexto Amazônico, estudante do PPGE, Geyse Sadim, destacou que o evento contribui na formação dos profissionais que atuam na educação como também na socialização do conhecimento. “O Núcleo promove palestras, minicursos e seminários, com a finalidade de socializar o conhecimento e experiências entre professores, alunos e pesquisadores da Educação, contribuindo na formação dos educadores, principalmente os que atuam na Educação Infantil”, disse a mestrando.
A chefe da Divisão de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação, Maria Izanea de Souza, ressaltou que a palestra vem contribuir para o aprimoramento dos profissionais que atuam na Educação Infantil do município “Para os profissionais que atuam na Educação Infantil é importante porque acrescenta informações. A partir do momento que o profissional adquire mais conhecimento sobre o desenvolvimento infantil e também sobre o aspecto motor, ele vai saber como lidar com a criança no dia a dia. O professor vai ter um direcionamento de como trabalhar a motricidade da criança na escola”, ressaltou a representante da Semed, Maria Izanea de Souza.