Plantio de ipês encerra Semana de Meio Ambiente
O plantio de duas mudas de Ipê amarelo encerrou a semana de meio ambiente promovida pelo Centro de Ciências do Ambiente da Universidade Federal do Amazonas, na manhã desta sexta-feira, dia 10. Alunos de graduação, mestrado e doutorado batizaram as mudas de “Dorinha”, em homenagem à auxiliar de serviços gerais que presta serviços para o CCA, e de Professora Teca, em homenagem à professora Therezinha Fraxe, coordenadora do CCA e do Núcleo de Socioeconomia da Faculdade de Ciências Agrárias.
Antes do plantio, uma palestra sobre a cultura amazônica foi proferida na sala Copaíba pelo arqueólogo e pesquisador Carlos Augusto da Silva. Ele falou sobre a cultura, a importância dos solos para os povos amazônicos e sobre a descoberta de sítios arqueológicos na Amazônia.
A professora Therezinha Fraxe falou sobre a importância do respeito ao meio ambiente e lembrou que as manifestações culturais, como festivais nas comunidades nasceram como forma de festejar as colheitas.
“O milho era o principal produto das comunidades, por isso as festas eram realizadas em junho quando acontecia a colheita do milho. E ainda hoje, as festas juninas fazem comidas à base de milho, como canjica, munguzá, milho cozido e milho assado”, explicou.
Os alunos também coletaram lixo eletrônico para o descarte correto. No fim da palestra, Therezinha pediu que os participantes dessem as mãos como forma de celebrar o dia do meio ambiente.