Orientações quanto à elaboração de redação científica marcam segundo dia do curso "Vamos Publicar"
Professor Gilson Volpato orientando participantes quanto à escrita científica.O segundo dia do curso "Vamos Publicar!" foi voltado a pesquisadores com arquivo eletrônico de trabalho científico completo e não publicado. Os participantes tiveram a oportunidade de reestruturar a redação de seus trabalhos durante o workshop.
Jéssica Heline Lopes, graduanda de Engenharia de Produção, foi uma das participantes do curso prático realizado nesta quarta-feira, 8, no auditório Rio Amazonas da Faculdade de Estudos Sociais (FES). Ela realiza pesquisa sobre desenvolvimento de dispositivo para leitura de deformações em corpos de prova em ensaios de tração com preço acessível. "No meu ponto de vista, a escrita de trabalhos científicos em áreas que visam desenvolver dispositivos é algo que gera bastante dúvidas ao pesquisador, pois não tem tantos aparatos para ter embasamento de como escrever corretamente e qual estrutura deve ser seguida e, principalmente, como valorizar os resultados da pesquisa que nem sempre correspondem com o que foi planejado. Logo, o curso prático com o professor Gilson responde algumas dessas questões e, principalmente, mostra técnicas de como valorizar cada ponto da pesquisa em um âmbito maior do que estávamos fazendo".
A mestranda Conceição Vargas afirma que o evento veio na hora certa para nortear a escrita da pesquisa dela.Conceição Pereira Vargas, engenheira florestal da Semmas e mestranda do Programa de pós-graduação em Ciências Florestais e Ambientais da UFAM, considera que o curso veio em boa hora. "No momento estou tentando escrever um projeto para publicar, divulgando as ações de arborização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e o desafio para cumprir o plano diretor da arborização. Até o momento estava sem noção de como escrever e o curso veio no momento certo para nortear minha escrita".
Para Mariana Vieira Galuch, professora do Departamento de Ciências Sociais da UFAM, "o curso proporciona um espaço de reflexão sobre os procedimentos de escrita, rever de que forma escrevo e tomar consciência de como é possível incorporar outras ferramentas, diferentes daquelas habituais e antigas. No geral, é um curso que contribui ricamente para quem faz parte do universo da pesquisa, como alunos de iniciação científica, pós-graduação e professores".
Professora Mariana Galuch, do Departamento de Ciências Sociais, diz que o curso possibilita incorporar ferramentas diferentes das habituais para a escrita científica.Participação docente
O palestrante Gilson Volpato comenta a participação dos pesquisadores da UFAM no evento. “Achei excelente a participação. Tem bastante gente e mesmo pessoas que não se inscreveram, vieram e demonstram profundo interesse. Percebi a participação de muitos professores e eu considero isso um gesto de humildade e sabedoria, pois eles vão ficar com os conhecimentos do curso para a instituição. O aluno vai embora, mas o professor fica”.
O pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UFAM, professor Gilson Monteiro, declarou que a contribuição do doutor Gilson Volpato superou as expectativas. “As expectativas estão muito além do que imaginávamos. Como não conhecíamos a metodologia dele, estamos também fazendo o curso pra trocar experiências. Acertamos em cheio e esperamos que o professor Gilson Volpato tenha espaço na agenda para vir a cada seis meses à UFAM”.
Nesta quinta-feira, 9, o curso "Vamos publicar!" continua. Pela parte da manhã, a programação segue no Auditório Rio Amazonas (FES). À tarde, o curso será realizado no auditório Eulálio Chaves, Setor Sul do Campus Universitário Arthur Virgílio Filho.
Confira notícias relacionadas:
Nova edição do “Vamos publicar” destaca importância da internacionalização dos resultados de pesquisas
“Vamos Publicar!” ocorre nos dias 7, 8 e 9 de junho. Saiba como participar