Instituto Campus France divulga oportunidades de estudos na França para acadêmicos da UFAM
Palestrante Danilo Bassi destacou as vantagens de estudar em solo francêsO Instituto Campus France - agência do governo francês de promoção do ensino superior – promoveu, na manhã desta segunda-feira, 6, palestra na UFAM com orientações relacionadas às condições de admissão nas instituições de ensino superior francesas.
Durante a palestra “Oportunidades de Estudos na França", o coordenador de comunicação do instituto Campus France, Danilo Bassi, divulgou bolsas e programas, deu estimativas sobre o custo de vida em território francês, dicas de como elaborar o plano de estudos para quem quer estudar na França e destacou as vantagens de estudar em solo francês. “Estudar na França tem muitos benefícios. O primeiro é estar no centro da Europa, no país que é a primeira destinação turística do mundo, com cerca de 2.500 festivais por ano, detentor de 39 patrimônios da Unesco e também porque possui forte abertura internacional. A França é um país que acolhe muito bem estudantes estrangeiros. Para que vocês tenham ideia, 14% dos estudantes de graduação e 42% por cento dos doutorandos na França são estrangeiros. Em alguns laboratórios de pesquisa, esse número de estudantes estrangeiros ultrapassa os 60%. O melhor de tudo é que estudantes estrangeiros têm direito aos mesmos auxílios que os estudantes franceses”, ressaltou o palestrante.
Alexandra Lima quer continuar os estudos na FrançaAlexandra de Lima Pereira ficou sabendo da palestra pelo site da Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais da UFAM (ARII). Bacharel em Química Industrial pelo Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET) de Itacoatiara, viu no evento a oportunidade para planejar melhor o sonho de continuar os estudos no exterior. “Sempre acesso o site da Arii em busca de oportunidades de estudo fora do país e a França é o país que mais me chama atenção. Esse evento era tudo o que eu esperava. Quero o francês como idioma a mais; quero conhecer outra universidade, outras culturas e me aperfeiçoar profissionalmente”, disse a estudante que atualmente é graduanda de Engenharia Química.
Parceria com a UFAM
Antes da palestra, o adido de cooperação universitária, professor doutor Jacky Caillier, e o palestrante Danilo Bassi estiveram na Assessoria de Relações Internacionais da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) com o objetivo de mapear as demandas de interesse da UFAM para possíveis parcerias. "É a primeira vez que estamos na Amazônia em uma missão de trabalho. Queremos prospectar que parcerias a Universidade Federal do Amazonas tem interesse em manter com nossas universidades francesas e, assim, apresentar oportunidades para estudantes em várias áreas. Embora ofereçamos oportunidade para Licenciaturas e graduações, nossa prioridade é voltada para mestrado e doutorado", declarou o Adido de cooperação universitária Jacky Caillier.
O assessor de Relações Internacionais, professor Naziano Filizola, elencou as áreas de pesquisa em que a Universidade Federal do Amazonas é mais demandada em termos de parcerias internacionais. "Temos uma área forte de parcerias internacionais na área de Agrociências e Agronomia. A área de Tecnologia é também bastante destacada, assim como a área ambiental e a França é uma das principais parceiras da nossa Universidade”.
Rede Alumni
Após a palestra de Danilo Bassi, o adido de cooperação universitária, professor doutor Jacky Caillier, divulgou aos presentes a Rede Alumni, uma rede social francesa destinada aos estudantes estrangeiros que realizaram parte de seus estudos na França.
Para mais informações sobre como realizar estudos superiores e pesquisas na França, acesse www.brasil.campusfrance.org