XI Workshop Brasileiro de Otimização Contínua encerra com abordagem sobre aspectos teóricos da Otimização

O evento reuniu, durante cinco dias, plenaristas e pesquisadores de 12 universidades nacionais e internacionais.

Com a presença de mais de 100 pesquisadores, as plenárias do XI Workshop Brasileiro de Otimização Contínua contaram com a exposição de trabalhos profundos e abrangentes sobre as aplicações da Otimização Contínua e os desenvolvimentos teóricos da área para modelos matemáticos. Segundo a coordenadora do evento na UFAM, professora Flávia Morgana Jacinto, a otimização Contínua é uma área das áreas da Matemática mais consolidadas no Brasil. "Tem sido feito um grande investimento nessa área desde que pessoas foram contratadas no Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, e já estamos colhendo os frutos dessa consolidação com eventos desse porte e a formação continuada que temos. A Otimização tem grupos fortes no Rio de Janeiro, em Santa Catarina, no Piauí e a ideia é que tenhamos no Norte, no Amazonas, mais especificamente na UFAM, com um grupo forte formando em nível de doutorado", enfatizou a coordenadora do evento na UFAM.

 

Pesquisador Alfredo Iusem, do IMPA e professora Flávia Morgana, do Departamento de Matemática da UFAMPesquisador Alfredo Iusem, do IMPA e professora Flávia Morgana, do Departamento de Matemática da UFAMOtimização no cotidiano

O pesquisador Alfredo Iusem, há 35 anos integrante do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), explica que a otimização contínua faz parte do cotidiano das pessoas. "A Otimização Contínua tem muitas aplicações utilizadas diariamente, como por exemplo, para solucionar problemas de circulação de trânsito. Outra aplicação clássica da Otimização Contínua é feita diariamente pela Petrobras para estabelecer quanto deve ser produzido de cada um dos derivados de petróleo, de acordo com a demanda. Mais um exemplo é o que tem a ver com a geração de energia elétrica, tanto no momento de estabelecer quanto deve ser gerado de energia pelas térmicas e hidrelétricas, quanto no momento de decidir o preço a ser cobrado pela energia produzida.

Pesquisador Carlos Humes Júnior, homenageado desta edição do evento.Pesquisador Carlos Humes Júnior, homenageado desta edição do evento.Reconhecimento

Homenageado desta edição do evento, o pesquisador Carlos Humes Júnior falou sobre sua trajetória profissional e agradeceu aos colegas e pesquisadores da área o reconhecimento. "Minha trajetória foi extremamente prazerosa. Comecei minha vida como engenheiro eletrônico trabalhando com computadores. E os caminhos foram me levando à atividade acadêmica pela qual agora recebo esse reconhecimento que muito me alegra. Agradeço aos meus amigos pesquisadores, envolvidos na organização deste importante evento que aborda questões sobre as quais nos debruçamos ao longo de toda uma vida", declarou o homenageado.

O pesquisador agraciado também destacou o fascínio que o campo da Otimização exerce sobre os pesquisadores da área. "Somos desafiados constantemente. Tudo relacionado a computador tem por detrás o modelo matemático, e tudo o que tem o modelo matemático tem duas possibilidades: ou ter solução única, que geralmente são os problemas sem graça, ou ter várias soluções. Para esse segundo grupo, os pesquisadores da área, ao olharem para todas essas soluções, escolhem o melhor método matemático para, de acordo com o critério adotado, ser mínimo custo, máxima confiabilidade ou o que for determinado. Esse é o campo fascinante da Otimização”, declarou o pesquisador Carlos Humes Júnior .

Aprendizado contínuo

Orientada pelo professor doutor Roberto Cristóvão, a mestranda do programa de Pós-graduação em Matemática da Universidade Federal do Amazonas, Daniele Alencar, concentra sua pesquisa nos aspectos teóricos da Otimização. "Estou trabalhando teoricamente com o novo método de busca linear dos chineses Gonglin Yuan, Sha Lu, Zengxin Wei, de 2010, mas só em eventos desse porte acabamos vendo que ainda há muito a estudar e o quanto não sabemos nada. Torna-se uma questão de estímulo pessoal pois o conteúdo apresentado no workshop é muito avançado", disse a estudante.

Daniele Alencar e Daiana dos Santos Viana - mestrado e doutorado na área de Otimização Contínua.Daniele Alencar e Daiana dos Santos Viana - mestrado e doutorado na área de Otimização Contínua.

Daiana dos Santos Viana estudou o mestrado na Ufam, onde foi orientada pela professora Flávia Morgana Jacinto. Atualmente  é doutoranda na USP em Matemática Aplicada, na linha de pesquisa Otimização Contínua. Ela  acredita que eventos como o XI Workshop de Otimização Contínua são importantes por colocarem os alunos de pós-graduação em contato com pesquisadores de todo o mundo. "Encontros científicos assim fazem com que surjam novas ideias para temas de pesquisa. Dentre as palestras que pude acompanhar no evento, destaco a do meu orientador, o pós-doutor Gabriel Haeser, que falou sobre convergência de algoritmos para o problema de otimização não linear sobre hipóteses fracas, e a do professor doutor Paulo Silva e Silva, que falou sobre condições sequenciais para problemas de otimização restrita, dentro do contexto dos problemas de otimização, que são temas interessantes e importantes", destacou a doutoranda.

As atividades da décima primeira edição do Workshop Brasileiro de Otimização Contínua ocorreram de 22 a 27 de maio nos auditórios Samaúma, da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA) e no Auditório Paulo Buhrhein, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), ambos no Setor Sul do Campus Universitário Arthur Virgílio Filho.

 
BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable