Pesquisa analisa o comportamento de pedófilos em Redes Sociais

Estudante Juliana GorayebEstudante Juliana GorayebA estudante do Programa de Pós-Graduação em Informática da Universidade Federal do Amazonas, Juliana Gorayeb Postal, realizou nesta sexta-feira, a apresentação de defesa de exame de qualificação de mestrado. A defesa ocorreu pela manhã, na sala de seminários do Instituto de Computação da Ufam, no setor Norte do campus, com o título “Identificação de pedófilos em Redes Sociais através de técnicas de Teoria da Informação”.

O trabalho se insere na área da Computação Social, análise do comportamento das pessoas nas Redes Sociais, e tenta identificar o padrão de discurso de pedófilos em Redes Sociais, mais especificamente nas que tem chats (diálogo entre pessoas em tempo real), por meio da análise de conversa de texto no ambiente virtual. É um modelo computacional que pode ser utilizado em qualquer linguagem de programação pra realizar a identificação de um possível pedófilo na rede quando ele escreve.

“A minha pesquisa tenta identificar o padrão de discurso de pedófilos em Redes Sociais. É um modelo computacional que pode identificar, em uma conversa de chat, um pedófilo neste ambiente. Não é um aplicativo para ser usado na identificação de uma pessoa mal intencionada no ambiente virtual. Não posso simplesmente desenvolver aplicações no mestrado, mas uma pesquisa, um estudo que resulte depois em diversos usos. A minha proposta é desenvolver um modelo computacional que descreve o discurso de um pedófilo. Neste momento de qualificação tento mostrar para o corpo docente que o meu tema de mestrado é relevante. Mostrei alguns experimentos para que o meu tema seja aceito, tenho que dar indícios. Espero que o meu trabalho consiga despertar o interesse na área de pesquisa em Computação Social que é uma ciência focada na análise do comportamento das pessoas nas Redes Sociais e que também nos permite estudar outros fenômenos”, disse a estudante, Juliana Gorayeb Postal.

A banca examinadora foi composta pelos professores Eduardo Freire Nakamura (presidente), Carlos Maurício Seródio Figueiredo e Fabíola Guerra Nakamura. Todos do Programa de Pós-Graduação em Informática da Ufam.

     

   

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable