Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação elabora seu planejamento para 2016-2017
Planejamento está alinhado ao Plano de Desenvolvimento Institucional da Ufam, aprovado em 2015
Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação, setor norte do CampusEm novembro de 2015 o Conselho Universitário da Ufam aprovou em reunião extraordinária o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para os próximos dez anos. O Plano foi produzido em aproximadamente dois anos, e contou com o apoio da Fundação Getúlio Vargas (FGV). [Leia mais]
Com a aprovação do PDI, as unidades acadêmicas e órgãos suplementares da Ufam passaram elaborar os planos de ação para 2016-2017. Um dos órgãos foi o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC), antigo Centro de Processamento de Dados (CPD).
Desde o início do ano o CTIC, sob orientação da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), vem realizando uma série de reuniões com diversos setores para alinhar as ações de TIC dentro da Ufam, de forma que os objetivos do PDI possam ser realizados com sucesso até 2026. Participaram das reuniões a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), Pró-Reitoria de Administração (Proadm), Pró-Reitoria de Extensão (Proext), Centro de Educação à Distância (CED), Biblioteca Central e Prefeitura do Campus Universitário (PCU).
Durante os encontros, foram identificadas e expostas as principais demandas que cada coordenação do CTIC já havia mapeado na Ufam e do novo PDI, bem como foram adicionadas as novas demandas dos setores. A construção do planejamento contou com várias reuniões entre o Diretor do CTIC e os seis coordenadores (Sistemas, Infraestrutura, Serviços, Projeto, Segurança e Comunicação). Estes faziam interface de suas equipes, possibilitando, assim uma produção coletiva na medida do possível. Os coordenadores utilizaram ferramentas pertinentes à construção do planejamento como análise de SWOT, Balanced Scored Card (BSC) e Matriz de Gravidade, Urgência e Tendência (GUT). Estas três são utilizadas na priorização das estratégias, tomadas de decisão e solução de problemas.
“Os temas abordados nas reuniões foram sempre relacionados ao processo de planejamento e aos itens que compõem um planejamento estratégico: missão, visão, valores, objetivos estratégicos, metas, indicadores, ações e alinhamento com PDI, sendo que todos esses itens foram validados em uma reunião com todos os colaboradores do CTIC no início de maio”, afirma Ronny Peterson, diretor.
O próximo passo é a elaboração do Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) para aprovação e formalização do Comitê de Tecnologia da Informação e Comunicação. Segundo Ronny, “o PDTIC é um avanço do ponto de vista da governança de TIC e a intervenção no setor de tecnologia de informação e comunicação será feita a partir de um plano, pré-elaborado, com metas onde o objetivo fundamental é melhorar a qualidade de serviços da Ufam através do seu alinhamento com PDI”.
Serviços em Tecnologia da Informação e Comunicação
Ao longo dos anos o CTIC executa ações que agregam valor à Ufam. Dentre as inúmeras implantações, estão:
- DataCenter (um dos mais modernos do Amazonas);
- Telefonia VoIP (melhoria da qualidade do serviço e redução da conta de telefonia fixa da Ufam);
- Rede Wifi-Zone-Ufam;
- Implantação do anel de fibra ótica no Campus Universitário;
- Vigilância Eletrônica (câmeras e sala de monitoramento);
- Plataforma padronizada para páginas institucionais através do Joomla, gerenciador de conteúdos dinâmico e eficiente;
- Implantação da Escola Superior de Redes, da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) na UFAM;
- Portal E-campus para professores e alunos;
- Implantação do Eventos Ufam;
- Sistema de compras de ticket´s do Restaurante Universitário;
- Sistema de inscrição da Comissão Permanente de Concursos (Compec);
- Implantação de plataformas para revistas eletrônicas, coleta de dados para o Ministério da Educação (MEC);
A curto prazo o CTIC vem realizando expansão das soluções de telefonia VoIP, Rede Wifi, expansão da capacidade de processamento e armazenamento do DataCenter, expansão da solução de câmeras de vigilância, e implantações de sinalização digital, salas de videoconferência e otimização de sistemas já implantados, bem como implantação de novos.
A médio prazo estão a consolidação da Escola Superior de Redes da RNP; a consolidação de boas práticas de gestão de TIC e governança; a execução contínua de uma plano de capacitação; a informatização de processos que ainda não foram contemplados com sistemas; atualização de soluções de hardware e software; e implantação de um novo sistema integrado de gestão.
A longo prazo o CTIC prevê projetos mais voltados para soluções que visem economia de recursos financeiros e alinhamento com questões ambientais, tais como tratamento de lixo eletrônico e implantação de energia solar para atender o DataCenter, bem como soluções alinhadas aos objetivos do PDI da Ufam.