II Fest Imprensa expõe trabalhos e inova relação com comunidade
Abertura do II Fest ImprensaCurso de Jornalismo da Ufam realizou nesta manhã de quarta-feira, 4, no hall do Instituto de Ciências Humanas e Letras, a abertura do II Fest Imprensa com apresentações culturais e exposição de estandes com produtos, serviços e materiais desenvolvidos pelos estudantes do 4º período de Jornalismo da Ufam, das disciplinas: Assessoria de Imprensa e Laboratório de Assessoria de Imprensa, ministradas pelos professores Luis Mansueto e Mirna Feitoza Pereira para organizações sociais de diferentes setores.
Em sua segunda edição, o Fest Imprensa tem uma proposta pedagógica que foge a regra didático-pedagógica obrigatória oficial: levar o conhecimento e, aplicá-lo, além da sala de aula. O evento é uma avaliação final dos estudantes do 4º período do curso de Jornalismo. São os trabalhos desenvolvidos pelos alunos que estarão sendo avaliados por profissionais convidados e pela comunidade acadêmica. “É uma prática avaliativa que sai do comum do processo ensino-aprendizado da academia. A relação avaliativa professor-estudante se transforma e passa a ser conduzida por outros agentes da sociedade”, ressaltou a professora Mirna Feitoza.
Seis organizações participam do evento: Instituto Autismo no Amazonas, ONG ComPaixão Animal, Centro Social Roger Cunha Rodrigues, Cine & Vídeo Tarumã e as bandas Dona Celeste e Vibe Positiva, que se apresentam durante o Fest Imprensa. Cada organização teve um espaço montado para divulgar suas ações e apresentar uma atração cultural. O Cine & Vídeo Tarumã, excepcionalmente, terá seu funcionamento somente nesta quarta-feira no Fest Imprensa, que exibe curtas de animação de realizadores amazonenses. Uma ação de inclusão social será promovida pelo Instituto Autismo no Amazonas. A ONG ComPaixão Animal arrecadará fundos para as suas ações, e Centro Social Roger Cunha Rodrigues levará atrações de sua comunidade.
Ao longo do semestre, os estudantes realizaram o planejamento estratégico em assessoria de imprensa das seis organizações participantes e desenvolveram as ações, os produtos e os serviços exibidos no hall do ICHL.
“Vejo o Fest Imprensa como uma contribuição enorme para a formação profissional. Penso que todos os projetos Foto da estudante Cecília Ferreirapedagógicos dos cursos devem inserir, não só atividades de ensino teórico, mas também aqueles que possam fazer essa relação necessária com a prática. Um evento desta natureza mostra o quanto é importante essa relação teoria-prática numa formação que apresenta áudio, o vídeo, o cinema, entre outras”, disse a diretora do ICHL, Simone Baçal.
“O evento é importante pra nossa formação porque agrega conhecimento e nos insere numa atividade prática. O trabalho que fizemos dá visibilidade às associações sociais que estão participando e nos dá a dimensão do trabalho prático de criar todo o material de divulgação de uma instituição. Fizemos pesquisas, refizemos marca, folder, entre outros materiais de relacionamento com o público alvo das instituições. Foi uma experiência excelente para todos nós do curso. Uma atividade fora de sala de aula, junto à comunidade, muda nossa concepção da realidade”, destacou a estudante de jornalismo Cecília Ferreira.