UFAM realiza campanha de vacinação contra Influenza H1N1

Centro de Apoio Integral à Saúde (CAIS), setor Sul do Campus UniversitárioCentro de Apoio Integral à Saúde (CAIS), setor Sul do Campus UniversitárioA Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (ProGesp), por meio do  Centro de Apoio Integral à Saúde (CAIS), está realizando a vacinação contra Influenza H1N1 para servidores e seus dependentes, desde que estejam, conforme Ministério da Saúde, dentro dos seguintes grupos prioritários:

· Crianças de 6 meses a menores de 5 anos;

· Gestantes;

· Puérperas;

· Trabalhador de saúde;

· Povos indígenas;

· Indivíduos com 60 anos ou mais de idade;

· População privada de liberdade;

· Funcionários do sistema prisional;

· Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis;

· Pessoas portadoras de outras condições clínicas especiais (doença respiratória crônica, doença cardíaca crônica, doença renal crônica, doença hepática crônica, doença neurológica crônica, diabetes, imunossupressão, obesos, transplantados e portadores de trissomias).

A vacinação contra influenza mostra-se como uma das medidas mais efetivas para a prevenção da influenza grave e de suas complicações. A vacina da campanha de 2016 é trivalente e protege contra os tipos de vírus A (H1N1), A (H3N2) e Influenza B, que são os de maior importância epidemiológica.

Influenza, comumente conhecida como gripe, é uma doença viral febril, aguda, geralmente benigna e autolimitada. Frequentemente é caracterizada por início abrupto dos sintomas, que são predominantemente sistêmicos, incluindo febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, mialgia e anorexia, assim como sintomas respiratórios com tosse seca, dor de garganta e coriza. A infecção geralmente dura 1 semana e com os sintomas sistêmicos persistindo por alguns dias, sendo a febre o mais importante. O vírus influenza é transmitido facilmente por pessoas infectadas ao tossir ou espirrar. 

Como medida preventiva para controle da contaminação, recomenda-se a lavagem das mãos com água e sabão frequentemente e uso de álcool gel a 70%. 

Endereço do CAIS: Setor Sul do campus, ao lado do auditório Paulo Buhrnheim – contato: 3305-4226/ 4227 – telefone institucional: 99318-3101.

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable