21ª Mesa-Redonda dos profissionais de Relações Públicas debate Os Desafios da Comunicação na Gestão Pública

Evento foi organizado pelos alunos do sexto período de Relações Públicas, e abordou a comunicação  nas organizações públicas e o papel do profissional na interlocução entre o poder público e a sociedade

Professores e alunos do curso de Relações Públicas da Ufam debateram na manhã de terça-feira (19), no Instituto de Ciências Humanas e Letras (Ichl), os Desafios da Comunicação na Gestão Pública, em mais uma edição da Mesa-Redonda dos profissionais de Relações Públicas. O Evento ocorre desde 1988, e reúne profissionais para discutir temas diversos pertinentes às Relações Públicas, através da troca de conhecimentos e experiências com os alunos.

Na 21ª Edição, o público presente teve a oportunidade de conhecer como o trabalho de comunicação é realizado nas organizações públicas, e de que maneira o profissional de Relações Públicas contribui para estabelecer ou aprimorar novos mecanismos de interlocução entre o poder público e a sociedade.

Os palestrantes foram a professora do curso de Administração Kleomara Cerquinho, que ministrou a palestra Governo Digital e Participação Cidadã; Márcio Silva de Lira, diretor presidente do Processamento de Dados do Amazonas S/A (Prodam), que apresentou As Relações Públicas sob a Ótica da Alta Administração; Andréa Brito, Assessora Adjunta de Comunicação do Comando do 9º Distrito Naval; Bruna Pinheiro, Tenente Relações Públicas da Base Aérea de Manaus; Taiana Rubim, Técnica em Comunicação Social do quadro efetivo da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa); e Tayara Wanderley, Social Media da Prefeitura Municipal de Manaus. A mediadora da Mesa-Redonda foi a Relações Públicas do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (Crea-Am), Rosângela Azedo.Mesa-redonda contou com a participação de profissionais de instituições públicasMesa-redonda contou com a participação de profissionais de instituições públicas

Segundo a coordenadora do Evento, professora Inara Regina Batista da Costa, o objetivo da 21ª Mesa-Redonda foi alcançado, mantendo, assim, o papel principal, como sendo um espaço de troca de conhecimentos entre os profissionais e a academia. “O objetivo da Mesa-Redonda foi atingindo, de fato. A ideia foi  trocar conhecimentos e experiências entre os profissionais da área e quem ainda está na academia. Os temas abordados acerca do governo eletrônico e participação cidadã, entre outros, evidenciam o fundamental papel do profissional de Relações Públicas, em liderar e gerenciar a comunicação dentro do ambiente público. A expectativa, agora, é que os futuros profissionais exerçam tais conhecimentos ao entrarem no mercado de trabalho”.

Para o estudante do segundo período de Relações Públicas, Glean Oliveira, a Mesa-Redonda é uma oportunidade de saber o que atualmente está acontecendo no mercado para os Relações Públicas, concomitante com o tema em questão. “O que muito debatemos durante a nossa formação, são os desafios que encontraremos ao ingressarmos no mercado de trabalho. Gostei muito do tema do evento de hoje, por proporcionar esse contato entre nós, alunos, e os profissionais da área. Dessa forma pude adquirir uma visão bem mais clara sobre gestão pública e de toda a sua importância, além dos possíveis obstáculos a serem enfrentados”.   

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable