Engenharia de Pesca da Ufam alcança conceito 4 em avaliação presencial do MEC

Gestores e avaliadores reuniram-se no primeiro dia de atividade, 7 de abrilGestores e avaliadores reuniram-se no primeiro dia de atividade, 7 de abril

Entre os dias 7 e 9 de abril de 2016, a Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Amazonas (FCA/Ufam) recebeu a Comissão do Ministério da Educação responsável por avaliar o curso de Engenharia de Pesca. O resultado do processo rendeu notas acima de 4 nas três dimensões avaliadas in loco pela primeira vez, e o conceito acumulado de 4 para o curso.

O curso não é avaliado periodicamente através do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), razão pela qual recebe as visitas. “É com grande satisfação que comunicamos aos membros desta Unidade o resultado do processo avaliativo do MEC, o qual reflete o empenho daqueles que constroem o curso de Engenharia de Pesca, de acordo com o relatório dos avaliadores”, comemoram a coordenadora e a vice-coordenadora, as professoras Sanny Porto e Christiane de Oliveira.

Dimensões – no processo, os professores Rivanildo Dallacort e professora Lucilene Ferreira Mouzinho, foram os responsáveis por atribuir conceitos de zero a cinco a três dimensões gerais. Cada uma contempla quesitos específicos que foram considerados:

 i.     Organização didático-Pedagógica- Fontes de Consulta: Plano de Desenvolvimento Institucional, Projeto Pedagógico do Curso, Diretrizes Curriculares Nacionais, e Formulário Eletrônico preenchido pela IES no e-MEC;

ii.      Corpo Docente e Tutorial - Fontes de consulta: Projeto Pedagógico do Curso, Formulário Eletrônico preenchido pela IES no e-MEC e Documentação Comprobatória;

iii.     Infraestrutura- Fontes de Consulta: Projeto Pedagógico do Curso, Diretrizes Curriculares Nacionais, quando houver, Formulário Eletrônico preenchido pela IES no e-MEC e Documentação Comprobatória.

De acordo com a coordenadora do curso, os referencias de qualidade da legislação vigente, tanto nas diretrizes da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes) quanto no instrumento de avaliação, apontam que o curso possui um perfil muito bom de qualidade.  “A Comissão de avaliadores chegou a essa conclusão sobre o curso, atribuindo a ele o conceito 4 quando o máximo possível é 5. Isso é muito satisfatório, porque reflete um trabalho de diligência e presteza de toda a nossa equipe”, ressalta a docente Sanny Porto.

Reunião– No primeiro dia de trabalho, 7 de abril, participaram da reunião com os avaliadores externos  o pró-reitor de Ensino de Graduação em exercício, professor Adílson Hara; o diretor da FCA, professor Neliton Marques, o chefe do Departamento de Ciências Pesqueiras, professor Bruno Cavero; a coordenadora do curso, professora Sanny Porto; e a vice-coordenadora, professora Christiane de Oliveira.

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable