Jornada na Ufam discute perspectivas diversas em análise do discurso
Professor Eduardo Cardoso Martins iniciando as perspectivas teóricasOcorreu na tarde de quarta (06), no auditório Rio Negro do Instituto de Ciências Humanas e letras (ICHL) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), a I Jornada de Análise de Discurso com o tema: “Perspectivas Teóricas e Analíticas de Análise do discurso”.
Promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), com o apoio do Núcleo de Pesquisa e Extensão sobre Linguagens e Literaturas (N-Linguagens) e pelo Departamento de Língua e Literatura Portuguesa (DLLP), o evento teve como propósito apresentar as diversas abordagens teóricas em Análise do Discurso, e expor os exercícios dos mestrandos do PPGL.
Na avaliação do coordenador, o professor Luiz Carlos Martins, o evento é importante, pois constrói uma perspectiva diferente de outras atividades correlatas no Brasil onde “núcleos com diferentes perspectivas não costumam dialogar entre si”, relatou.
No auditório Rio Negro foram apresentadas três perspectivas teóricas e três rodadas de debate das análises discursivas dos alunos de Estudos Literários e Linguagens. O professor Eduardo Cardoso Martins, palestrou sobre a análise crítica do discurso, em especial sobre Norman Fairclough, um dos maiores expoentes desta área que trabalha o discurso como um momento semiótico das práticas sociais.
Para o professor, a I Jornada de Análise do Discurso inaugurou uma possível tradição dos estudos discursivos aqui na Ufam. “Não tínhamosPalestra do professor Leonard Christy Souza Costa um evento destinado especificamente a essa vertente de conhecimento, então eu achei uma iniciativa ímpar de agregar várias correntes de análise do discurso", afirmou.
Já o professor Leonard Christy Souza Costa falou sobre o pensador Michel Foucault, examinando o discurso como elemento constitutivo das realidades sociais. O terceiro momento teórico foi sobre a perspectiva da filósofa Judith Buttler.
Para a coordenadora do N-Linguagens, professora Cássia Maria Bezerra do Nascimento, a perspectiva é que o evento se amplie. “A análise do discurso é uma linha investigativa que cresce muito no país inteiro, então há necessidade de se intensificar essa linha. Logo, a Jornada é importante no sentido de compartilhar e fortalecer a atuação dos docentes e discentes na pesquisa em linguística feita pelo PPGL”, declarou.