Projeto Ecoleta recolhe óleo de cozinha
Distribuição de folder no setor Sul do campusO Projeto Ecoleta II iniciou nesta quinta-feira, 31, campanha de coleta de óleo de cozinha em dois locais da Ufam. O objetivo é sensibilizar a comunidade acadêmica a destinar o óleo de fritura residual de forma adequada. Estudantes estarão distribuindo panfletos e coletando-o no Centro de Convivência, no setor Norte, e no Centro de Convivência da FCA, localizado no setor Sul do campus até amanhã, 1º de abril.
O Ecoleta II é um projeto de extensão da Ufam que visa desenvolver uma logística de coleta de óleo de fritura residual nos restaurantes da Universidade, transformando esse resíduo em produtos, mediante destinação e beneficiamento para a produção de sabão.
Depois de reunido todo o óleo, ele é transportado pela Prefeitura do campus para pontos de específicos municipais e associações de reciclagem que transformam-o em sabão, sabonetes e biodiesel. Existem três locais que recebem estes resíduos na cidade: na Lagoa do Japiim, no Parque dos Bilhares e na praça do Dom Pedro.
A coordenadora do Projeto, Vanuza Oliveira dos Santos, ressalta que sensibilizar a comunidade acadêmica a destinar o resíduo corretamente é uma forma de preservar o meio ambiente. “Estaremos nestes dois dias recolhendo o óleo de fritura utilizado na casa de estudantes, professores e técnico-administrativos em dois pontos na Ufam. Um estande, no Centro de Convivência do setor Norte e no Centro de Convivência da FCA, no setor Sul que estarão atendendo a comunidade. Recolhemos o óleo dos Restaurantes Universitários e levamos para a Associação de Reciclagem e Preservação Ambiental (ARPA), Catadores de Santa Luzia no Coroado (galpão dois Irmãos) e, agora, estamos com esta campanha para receber o consumo residencial da comunidade universitária. Será distribuído um folder contendo informações de como manipular e transportar o resíduo de casa até os pontos de coleta. Também orientações de como fabricar sabão com o óleo de fritura usado. Esperamos que a comunidade participe da campanha trazendo o óleo para nós e compreendendo que esta atitude visa preservar a natureza”, ressaltou a coordenadora Vanuza Oliveira.
O projeto vai participar no próximo sábado, 2 de abril, de um evento da Campanha da Fraternidade, a convite da Arquidiocese de Manaus, na avenida Brasil, na zona Oeste de Manaus, e estará coletando óleo de fritura usado.