Exposição 'Monólito' estará até 11 de abril, no CAUA

A exposição "Monólito", do artista visual Francisco Ricardo, está de portas abertas para o público em geral, na galeria do Centro de Artes da UFAM (CAUA), localizado na Rua Monsenhor Coutinho, 724, centro de Manaus. A exibição vai até o dia 11 de abril, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

As obras expostas são resultado de diferentes processos de criação, como xilogravura, gravura em metal, em linóleo, arte digital, lambe-lambe e estruturas de arame com luz. Dentre as mais de 20 peças, há figuras zoomórficas, usando máscaras, restituídas a partir da interpretação do rico imaginário indígena.

A exposição é uma extensão do trabalho de conclusão de curso do artista, egresso da Universidade Federal do Amazonas desde 2014. "O tema do meu TCC foram a organização social tikuna e a pintura corporal", destaca. "A partir dessa temática trabalhei técnicas que aprendi em disciplinas do curso, como xilogravura e gravura em metal", explica.

Segundo Francisco, a ideia das obras é estabelecer uma conexão com o caráter ancestral da Amazônia. Destacam-se as linhas e superfícies planas em preto e branco. "Preferi limitar ao preto e branco por uma questão técnica. Além da dualidade, luz e sombra, queria que fosse algo que falasse por si só, mais pelas formas do que pelas cores", pontua. 

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable