2º Simpósio dos Estágios Supervisionados discute práticas de ensino nas licenciaturas

A Universidade Federal do Amazonas, por meio do grupo de pesquisa Educação em Ciência na Amazônia (Educiama), realizou nesta terça-feira, 22, a abertura do 2° Simpósio dos Estágios Supervisionados para Docência (SESDOC). A mesa de abertura contou com a presença do pró-reitor de graduação, Lucídio Santos, da diretora do ICB, Sônia Carvalho, do diretor do Departamento de Programas Acadêmicos da Proeg, Francisco Hara, do coordenador do Simpósio, João Victor Rodrigues, da represente da Propesp, professora Cássia Maria Bezerra e o líder do grupo de pesquisa Educiama, professor Welton Oda.

O evento tem como objetivo discutir o estágio supervisionado com estudantes dos cursos de licenciatura, professores do Ensino Superior, do Ensino Básico e Médio. A discussão é em torno da troca de experiências entre estes seguimentos do ensino para aprimorar os processos de estágios dos estudantes da graduação. Paralelo ao Simpósio ocorre o Fórum das Licenciaturas que tem a participação de professores da graduação, envolvidos em atividades do estágio supervisionados em seus cursos.

“O estagiário é um elo fraco na transformação do ensino. A ideia é agregar os professores da escola, da universidade e os estudantes para juntos intervir na melhoria do ensino. Muitas vezes o aluno da graduação procura uma escola para realizar seu estágio e não tem um acompanhamento mais efetivo dos docentes da graduação. A proposta é alterar a metodologia, reunindo o professor da escola, da graduação e o estagiário em um processo de transformação. O estágio assusta mais do que atrai porque o aluno não recebe um acompanhamento adequado. Estamos reunidos para trocar experiências e promover uma reflexão sobre o estágio supervisionado na academia”, disse o professor do ICB, Welton Oda.

O coordenador do 2º Simpósio de Estágios Supervisionados para Docências, João Victor Rodrigues, ressaltou que o Simpósio é um momento de reflexão da prática, de discussão dos desafios e de promover melhorias para todas as atividades de estágios em docência. “É um momento de reflexão da prática, de discutir os desafios e promover melhorias nas atividades de estágios em docência. Temos professores e acadêmicos das licenciaturas reunidos com o objetivo de discutir as práticas do estágio. O estágio é uma experiência profissional do estudante sob orientação. É neste momento que se processa o desenvolvimento de suas abordagens didáticas, para que possa conduzir o processo de ensino/aprendizado com segurança. Este evento vem fortalecer os processos de estágios”, disse o coordenador.    

O evento ocorre nestes dois dias (22 e 23) no auditório Paulo Bührnheim, no Instituto de Ciências Biológica, no setor Sul do campus, das 8hàs 12 e das 14h às 17h.

O Simpósio é promovido pelo Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências na Amazônia (Educiama) dos professores do Departamento de Biologia do Instituto de Ciências Biológicas da Ufam, e ocorre junto com o Fórum das Licenciaturas, contando com a participação de todos envolvidos em atividades de estágio supervisionado para a docência, independente da área de formação. 

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