Obra inédita é apresentada no encerramento do 1° Festival Internacional de Instrumentos de Metal do Amazonas
No último domingo, 20, o Teatro Amazonas foi palco do encerramento do 1° Festival de Instrumentos de Metal do Amazonas, realizado pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (SEC) e do World & European Brass Association.
O Concerto dos professores com a Amazonas Filarmônica teve início às 19h, com uma grande quantidade de espectadores. A Filarmônica foi regida pelo maestro e trombonista canadense, Alain Trude, e teve em seu repertório obras de George Friedrich Händel; Wolfgang Amadeus Mozart; Giuseppe Verdi; Giaomo Puccini. O encerramento foi realizado com a estreia mundial da peça deEnjott Schneider, Ikarus – Desire of Light.
As apresentações e o ambiente cativaram o público desde o início. A soprano austríaca Eva Lind, que iniciou a sua carreira aos 19 anos e o trompetista alemão Otto Sauter, fundador da Academia Internacional de Trompete de Bremen, na Alemanha, surpreenderam os espectadores, ganhando aplausos entusiasmados. Mas foi durante a peça do italiano Luca Benucci, primeiro trompista da Orquestra Filarmônica de Berlim, que apresentou um concerto para trompa com a Amazonas Filarmônica, que o público interagiu, pedindo a repetição da obra.
ESTRÉIA MUNDIAL
Os professores, que foram credenciados pelo Departamento de Artes da UFAM na sexta-feira, apresentaram a peça do compositor Enjott Schneider, famoso pelas trilhas sonoras de “Prisioneiro do Amor” (1995), “23” (1998), do impactante “Stalingrado” (1993) e de Ikarus – Desire of Light. A obra que foi escrita para trompete e orquestra possui 22 minutos e é dividida em cinco partes: Carpe Diem: Life Now; Struggling & Disaster; Transition: Realm of Darkness; The Garden of Spirits e Ikarus: Desire of Light.
Apresentada pela Amazonas Filarmônica e pelo trompetista Otto Sauter sua turnê mundial foi iniciada no palco no Teatro Amazonas, na capital amazonense, e inclui países como o Irã, Turquia, Ucrânia, Estados Unidos da América (EUA) e Polônia.