Palestra com professor da UnB encerrou Ciclo de Palestras de Língua, Cultura e Literatura Japonesa

O curso de Letras – Língua e Literatura Japonesa da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) realizou na última quinta-feira (26), o IV Ciclo de Palestras de Língua, Cultura e Literatura Japonesa. O evento teve como palestrante convidado, o professor Marcus Tanaka de Lira, da Universidade de Brasília (Unb).

O evento começou às 18h30, no auditório Rio Solimões do Instituto de Ciências, Humanas e Letras (ICHL). O início contou com os relatos dos alunos do curso que tiveram a oportunidade de ficar durante 18 dias no Japão, participando do programa de treinamento da Japan Foundation, em Osaka. Os alunos foram preparados para atuar no programa Idioma Sem Fronteiras, na UFAM.

Um dos participantes do programa, o discente Jean Carlos Ferreira, afirmou que o Programa tem uma forma de ensino intensiva. “Todo dia você vivencia a língua japonesa na escola e em dias alternados faz atividades nas ruas", afirmou. "Você consegue adquirir muito mais conhecimento da língua dessa forma".

Em seguida, o professor Marcus Tanaka de Lira, Dr. em Linguística pela UnB, ministrou a palestra com o tema “Keiyoushi e Keiyoudoushi”, que trata dos adjetivos em “I” e “Na” na Língua Japonesa. Foram discutidos questões linguísticas e extralínguisticas. “Na minha tese de doutorado comparei essa distinção dos adjetivos no Japonês com outros 59 idiomas”, explicou.

O coordenador do curso, professor Cássio José Ferreira explicou que o professor Marcus participou do primeiro ciclo e retornou devido à aceitação dos alunos à primeira palestra. “Os alunos gostaram muito da abordagem que ele teve na primeira palestra e resolvemos convidá-lo novamente”, destacou.

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable