Palestra aborda transferência de tecnologia como fomento a negócios inovadores
'Transferência de Tecnologias: como transformar tecnologia em negócios' é título de palestra promovida pela Pró-Reitoria de Inovação e Tecnologia (Protec) e a ONG Wylinka: do conhecimento à inovação, que reuniu pesquisadores de varias instituições de ensino e pesquisa, como Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Instituto de Pesquisa da Amazônia (INPA).
A palestra ocorreu nesta sexta-feira (26), no auditório da Progesp, Centro Administrativo, setor Norte, com o objetivo de capacitar os servidores da UFAM sobre o procedimento da Transferência de Tecnologias (TT) quanto à produção científica da instituição.
Para o palestrante e representante da Organização Não Governamental Wylinka, o biólogo Elimar Pires Vasconcelos, a organização objetiva apoiar instituições de pesquisa e ensino para os desafios de inovação e do empreendedorismo. Segundo ele, a universidade brasileira está sustentada sob o tripé ensino, pesquisa e extensão. Por outro lado, ele dá
importância ao papel da Universidade para a inovação em qualquer uma dessas três bases, seja na geração de tecnologia, na formação de pessoas ou em atividades de extensão.
Ele explica que inovar é realizar algo novo com sucesso e que venha impactar na vida das pessoas. Historicamente, comenta o representante, as universidades brasileiras têm o desafio de realizar a interface com o setor produtivo, seja com empresas, ONGs ou com o próprio governo. Há um grande volume de conhecimento represado em estudos acadêmicos e poucos deles dão um passo para uma aplicação prática, comenta Elimar Vasconcelos.
O biólogo afirma que a Universidade, por estar inserida no contexto amazônico, tem a possibilidade de inovar esses estudos inferindo diretamente na sociedade. “A Amazônia constitui-se numa biodiversidade, com relevância econômica, e possui grandes pesquisadores que podem impactar no dia a dia das empresas e das pessoas. É importante compreender e fazer uma reflexão, pois muitas pesquisas geram conhecimento e desenvolvimento da ciência, mas acabam ficando retidas na Academia. Numa visão inovadora, vale destacar a sua importância e, a partir daí, ela pode virar um produto ou um serviço”, relata.
A provocação realizada pelo palestrante junto aos pesquisadores foi para que os mesmos fizessem uma reflexão de sua função e o seu desempenho na instituição. “Será que eu estou realmente impactando na sociedade? Será que todo investimento em pesquisa tem tido retorno para a sociedade? Será que estamos compreendo a relação entre Universidade e empresas, startups e outras? Nesse sentido, esperamos que a parceria entre Ufam e Wlyinka possa ter durabilidade a longo prazo e que, com isso, venha contribuir para o desenvolvimento da região” , finaliza Elimar Vasconcelos.