Grupo de pesquisa 'Ilhargas' inicia programação sobre regimes de mobilidade espacial
A professora do Centro de Estudos da Metrópole da Universidade de São Paulo (USP), Patrícia Tavares de Freitas, iniciou as discussões do seminário nesta segunda-feira (22), com a palestra 'A sociologia das mobilidades e os desafios pesquisa empírica'.
O evento promovido pelo Grupo de Pesquisa Ilhargas segue até o dia 26 de fevereiro, no auditório Rio Jatapu da Faculdade de Educação (Faced) e no Bloco Mario Ypiranga do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), localizados no Setor Norte da Ufam.
A professora Patrícia Freitas proferiu a palestra 'A sociologia das mobilidades e os desafios da pesquisa empírica', resultado da pesquisa de doutorado. Onde apresentou as particularidades da cadeia de produção têxtil entre as cidades de São Paulo, Buenos Aires e a relação com os trabalhadores bolivianos.
A palestrante disse que "a intenção (do estudo) foi apresentar a inserção boliviana no trabalho da indústria da confecção entre São Paulo e Buenos Aires e a circulação dos trabalhadores nesse contexto". Ela observa que, no contexto Amazônico, é perceptível a circulação de trabalhadores entre pequenas cidades, pois isso ocorre de varias maneiras. "Essas pessoas vêm trabalhar em Manaus, mas a família mora em outro lugar. Muitas vezes, vêm e voltam. Então, tem muitas questões sobre mobilidade, mas uma mobilidade que tem tudo a ver com o trabalho", comenta a pesquisadora.
Segundo ela, a pesquisa desenvolvida vem contribuir para a compreensão, primeiramente, dos contextos e locais de origem. A professora exemplifica a região metropolitana de Manaus. "Não adianta olhar para essa região e compreender somente os contextos de saída as pessoas das cidades de origem, porque para elas sairem dessas cidades existem outros questionamentos a serem considerados", afirmou.
Outro fator de contribuição, segundo ela, são as narrativas de vida. A partir da inserção no trabalho no contexto da vida. "Acredito que são contribuições que podem abrir discussões pertinentes na Ufam", finaliza a professora.
Minicurso
A professora Patrícia Freitas também iniciou nesta segunda (22), no Bloco Mário Ypiranga do ICHL, às 14h o minicurso “A Sociologia das Mobilidades e os Desafios da Pesquisa Empírica”, que tem por objetivo em seu primeiro dia conceituar a mobilidade espacial dentro da sociologia urbana clássica e abordar as releituras críticas contemporâneas sobre o assunto. A programação proposta para o dia (23) é apresentar e analisar algumas narrativas de vida coletadas pela pesquisadora em seu trabalho de campo.
Continuação
Ao longo da semana, serão realizadas palestras com os professores José Miguel Nieto Olivar, do Núcleo de Estudos de Gênero Pagu da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); Ricardo G. Bastos Visser, do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (IPEA) e a professora Patrícia Tavares de Freitas, da USP.
O evento conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), DP Observatório da Violência de Gênero do Amazonas, do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) e do Departamento de Ciências Sociais.
Para participar, os interessados devem enviar as suas informações para o e-mail: ppgs@ufam.edu.br