Aplicativos criados por alunos do Ceteli prometem ajudar no controle dos gastos
Muitos brasileiros estão buscando ajuda nos aplicativos de celular para controlar os gastos e aprender a organizar a vida financeira. Com foco nesse cenário, um grupo de estudantes desenvolveu, durante o curso de criação de dispositivos móveis, realizado em janeiro deste ano, no Centro de Desenvolvimento em Tecnologia Eletrônica e da Informação (CETELI), os aplicativos My Wallet e Pit Stop.
O “My Wallet” fornece dicas de educação financeira, adequadas ao perfil do usuário, além de um conjunto de relatórios e gráficos para que ele acompanhe as despesas do mês. De acordo com o estudante Ailton da Silva, que participou do desenvolvimento do aplicativo, a ferramenta tem como objetivo auxiliar no controle financeiro. Ailton explica que o usuário insere a renda mensal e as despesas, que são divididas em categorias, como luz ou alimentação. O usuário pode, ainda, comparar os resultados com o relatório do mês anterior.
O aplicativo também conta com uma ferramenta de backup, que permite migrar de dispositivo móvel sem perder os dados já cadastrados. Mais uma vantagem, segundo o estudante, é que os dados podem ser inseridos no aplicativo por meio de fotos dos cupons fiscais e do extrato bancário. “Essa é uma facilidade, porque as pessoas não vão precisar parar as atividades do dia para colocar os dados no aplicativo. Basta fazer uma foto, assim que receber o cupom fiscal”, disse.
Ailton diz que o aplicativo demorou aproximadamente quatro meses para ser desenvolvido e contou com a participação de outros quatro estudantes. Atualmente, oapp encontra-se em fase de testes antes de ser disponibilizado para o público.
Já o outro aplicativo criado por estudantes do Ceteli, e que promete ajudar no controle das despesas, é o “Pit Stop”. Ele oferece informações sobre a localização de postos de combustível e os preços aplicados em cada um. Além disso, calcula automaticamente se é mais vantajoso abastecer com álcool ou gasolina, com base nos preços de cada posto, e alerta o condutor sobre suas informações pessoais, como a proximidade da data de vencimento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O usuário pode manter um histórico de todas as vezes em que abasteceu e o aplicativo calcula a quantidade de litros que o veículo recebeu em cada abastecimento.
Felipe Monteiro, um dos estudantes que participou da elaboração do Pit Stop, explica que o aplicativo tem interface bastante amigável. O usuário faz um logincom uma conta do Gmail para ter acesso a todas as funcionalidades do aplicativo. O aplicativo estará disponível no Google Play em breve.
Parceria
Por meio do convênio entre a Ufam e a Samsung, 112 alunos de graduação já foram beneficiados com atividades de extensão, 16 mestres em engenharia elétrica foram formados e 30 artigos foram publicados em conferências nacionais e internacionais. A parceria faz parte da política de investimento em Pesquisa e Desenvolvimento - P&D da Samsung.