Oficina de artes promove reaproveitamento com material orgânico
Na tarde do dia 18 de janeiro teve início o Programa de Atividades Curriculares de Extensão (PACE) “Fazendo arte: A casca do ovo na construção de objetos”, a Oficina acontece até a sexta-feira (22) no Departamento de Artes, localizado no Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), setor Norte do Campus Universitário Arthur Virgílio Filho, em Manaus.
A oficina é uma atividade oferecida para a comunidade, no qual os alunos tem como matéria-prima a casca do ovo para a criação de objetos, com base em conceitos de arte, identidade regional e reaproveitamento de materiais. Segundo a professora Lilia Valessa Mendonça da Silva, coordenadora da oficina, duas técnicas de pequenos objetos serão trabalhados durante essa semana, a criação de um quadro e uma garrafa decorativa com a casca do ovo.
“Há cerca de cinco anos, eu e a professora Priscila de Oliveira trabalhamos com projetos de reaproveitamento, todo o PACE e Programa Institucional de Bolsa de Extensão (Pibex) envolve essa situação de reaproveitamento. Então juntamos a situação da necessidade do reutilizar, diante de toda a problemática atual, com as artes”, relata a professora.
Além do reaproveitamento e da arte, a ideia da oficina é de criar uma possibilidade de renda. “Um dos participantes do projeto já estava produzindo esse material para dar de presente, tem gente já vendendo. A ideia é essa, além de unirmos o reaproveitamento e a arte, criar uma possibilidade de geração de renda”, finaliza Lili Valessa.