Professor da UFAM discute a obra de Severiano Porto
O professor do curso de Arquitetura da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Marcos Paulo Cereto, participou da mesa de encerramento do seminário “Preservação Digital do Patrimônio Arquitetônico: Centro de proteção ambiental da Usina Hidrelétrica de Balbina”, que aconteceu na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no dia 25 de Novembro.
Participaram da mesa de encerramento as professoras da UFRJ Beatriz Oliveira e Mônica Santos Salgado, do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura (PROARQ), que estudam a obra de Severiano Mario Porto. Participou também, como ouvinte da palestra, a arquiteta Paula Porto, neta do renomado arquiteto.
Com o projeto de pesquisa “Severiano Porto e a arquitetura moderna na Amazônia”, o professor Marcos Cereto pretende organizar, em fevereiro, outro seminário onde ambas as Universidades possam continuar as discussões sobre a temática. “A participação no seminário da UFRJ inicia uma aproximação Institucional entre as Universidades, com o objetivo de promover a discussão para a recuperação do edifício, que está em condições de abandono, e desenvolver pesquisas sobre essa temática”, afirma.