Professores da UFAM realizam a 1º reunião do projeto Diálogos com o Sagrado no Amazonas
Coordenado pelas professoras Marilina Conceição Oliveira Bessa Serra Pinto e Renilda Aparecida Costa de Liz, o projeto “Diálogos com o Sagrado no Amazonas: Mediação no Processo de Superação da Intolerância Religiosa” teve sua primeira reunião de trabalho, na última quarta-feira (09).
O projeto, relacionado às atividades de pesquisa no âmbito dos programas de Pós-Graduação em Sociologia e Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA), tem como objetivos: promover o debate da Ciência das Religiões e sua relação com as ações sociais; realizar o diálogo inter-religioso entre as diferentes tradições religiosas presentes na cidade de Manaus e possibilitar o debate da comunidade acadêmica com lideranças religiosas existentes na cidade de Manaus, por meio da promoção do diálogo do sagrado com a ciência.
Participaram da primeira reunião de trabalho as coordenadoras do projeto, além dos professores Marcelo Seráfico e Marilene Correia, coordenadores do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), o professor emérito Walmir Albuquerque, além de representantes da Faculdade Boas Novas (FBN), uma das Instituições parceiras.
Os participantes discutiram ações para o desenvolvimento do projeto e um cronograma de trabalhos para a organização dos encontros anuais que acontecerão em abril e novembro de 2016. Dentre as intenções desses eventos, está a aproximação dos pesquisadores que discutem a temática de religião e religiosidade na Amazônia e o levantamento das diversas práticas religiosas existentes em Manaus.
Para Renilda, esse trabalho é importante para que se combata a intolerância religiosa. “Queremos abrir um diálogo entre a academia e as tradições religiosas, para que as lideranças possam vir falar dos seus ritos, dos seus mitos e da forma como eles pensam a organização da sociedade. Nosso papel enquanto universidade é no sentido de contribuir com a ciência da religião”, afirma.