Mudanças climáticas são eixo principal da XI Semana de Engenharia de Pesca
Promover o diálogo entre pesquisadores, engenheiros de pesca, empreendedores e estudantes da área com intenção de discutir acerca dos progressos, perspectivas, atuação profissional e divulgação dos trabalhos é o objetivo da XI Semana de Engenharia de Pesca, que teve solenidade de abertura nesta quinta-feira (10), no auditório Samaúma, da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), Setor Sul.
Na Solenidade de Abertura estiveram presentes o diretor da FCA, professor Neliton Marques, o representante discente, Valon Viana, a coordenadora do evento, professora Cristiane Patrícia Feitosa de Oliveira, o chefe de departamento do curso de Engenharia de Pesca, professor Bruno Adam Caveira, as professoras Flávia Kely Siqueira de Souza e Maria de Andrade Porto.
Na ocasião, o diretor da FCA, professor Neliton Marques, cumprimentou os professores que estavam compondo a mesa e disse que apesar das oscilações ocorridas neste ano, em decorrências políticas, sociais e ambientais, considera a realização da XI SEMEP um momento importante com a participação efetiva dos alunos. Ele explica que é algo extremamente gratificante e estimulante para os docentes, pois implica na criação e desenvolvimento de novas agendas, ampliando todo um processo de discussão que ultrapassa as paredes das salas de aula.
O professor observa que em outras edições não havia estrutura como a que está sendo oferecida este ano, como a construída no novo prédio da FCA. "Eu acho que em 2016 precisamos criar um calendário mobilizando os cinco cursos da FCA para discutir, de forma integrada, temas relevantes para essa área de conhecimento", disse.
Para a coordenadora do evento, professora Cristiane Patrícia Feitosa de Oliveira, a temática é bastante atual, tendo relevância por abranger o conhecimento dos efeitos que as mudanças climáticas podem causar sobre o ambiente natural, principalmente na aqüicultura. Segundo ela, a elaboração da Semana é resultado dos anseios do corpo discente do curso de Engenharia de Pesca que, ao realizar a solicitação, não teve recusa diante de uma ação tão relevante para a academia.
Palestra Magna
Com o tema "Mudanças Climáticas e seus efeitos sobre os ecossistemas aquicultivos", a palestra magna foi proferida pelo professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Paulo Travassos. Durante sua fala, o professor pautou algumas situações relacionadas às mudanças climáticas que afetam o planeta como um todo e os principais efeitos na região amazônica.
A interação entre a atmosfera e o oceano é o início de todo esse processo, afirma o professor, que também destaca a relação disso como fator gerador das disfunções climáticas.
Mais informações através do telefone: (92) 99154-9188/ (92) 99144-3304 ou no site http://semepufam.wix.com/semepufam