Departamento de Língua e Literatura Portuguesa contemplado com projeto para graduação-sanduíche em Portugal

Robert Rosas, chefe do Departamento de Língua e Literatura PortuguesaRobert Rosas, chefe do Departamento de Língua e Literatura PortuguesaO Departamento de Língua e Literatura Portuguesa da Universidade Federal do Amazonas (DLLP/UFAM) foi aprovado para o Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI), promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com um projeto coordenado pela professora Rita do Perpétuo Socorro Barbosa, de graduação-sanduíche de alunos do curso de Licenciatura em Letras – Língua e Literatura Portuguesa da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) no curso de Licenciatura em Letras – Língua e Literatura Portuguesa na Universidade de Coimbra, em Portugal.

O Departamento terá 7 vagas para o período inicial do Programa, com início das atividades previsto para o segundo semestre de 2016. Os estudantes selecionados permanecerão em Portugal pelo período de 12 meses, com possibilidade de prorrogação de mais de 10 meses com vistas à dupla titulação para estudantes com destacado desempenho acadêmico.

O perfil do aluno apto a participar do PLI Portugal será o acadêmico necessariamente do 3º ou do 4º período. Segundo o professor Robert Rosas, chefe do DLLP, “os alunos dos períodos mais próximos do final do curso precisam conhecer legislação educacional brasileira, estrutura e do funcionamento do ensino da educação básica no Brasil através dos estágios supervisionados, portanto precisam estar nos nossos cursos”, enfatiza.

Os interessados em participar do programa deverão considerar os seguintes itens: ser brasileiro ou estrangeiro com visto de residência permanente no Brasil; estar em dia com as obrigações eleitorais; ter obtido nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) igual ou superior a 600 pontos, em exames realizados no período de 2009 a 2014.

Caso o candidato tenha realizado mais de um exame durante este período será considerado o de maior pontuação, segundo informação prestada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP); ter cursado todo o ensino médio em escolas públicas brasileiras ou ter cursado o ensino médio em escolas particulares na condição de bolsista integral em função de baixa renda familiar.

É a primeira vez que o programa é aprovado para este Departamento e segundo o professor Robert, a vasta experiência da coordenadora do projeto em projetos de pesquisa junto a CAPES colaborou muito para a aprovação do PLI Portugal. “O diálogo entre os acadêmicos e professores da UFAM e os de Coimbra terá grande impacto na qualidade do ensino no curso de Letras por ocasião da troca de conhecimentos científicos, culturais, tecnológicos e artísticos”. 

Com informações do site da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable