Pesquisa é fator preponderante para fixação de doutores na Amazônia, diz professor do ICSEZ no XV Seinpe
Foi com essa fala que o professor do curso de Comunicação Social do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ), Campus Dorval Varela Moura de Parintins, Rafael Bellan Rodrigues de Souza, discursou na mesa redonda "Desafios de fixar doutores na Região Norte", no XV Seminário Interdisciplinar de Pesquisa em Educação (XV Seinpe), que ocorreu na manhã desta sexta-feira (27), no auditório Rio Alalaú, da Faculdade de Educação (Faced), Setor Norte.
A mesa redonda foi composta pela diretora da Faculdade de Educação (FACED), professora Selma Baçal, pelo professor do Curso de Comunicação do ICSEZ, Rafael Bellan Rodrigues de Souza e pela representante da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), professora Andrea Waichman e o professor Carlos Augusto Almeida como mediador.
De acordo com o professor Rafael Souza, o título de doutor exige a possibilidade de realização de pesquisas avançadas e há necessidade de algumas condições, dentre elas está o investimento e a fixação de doutores na região. Essa consolidação envolve condições de autuação da pesquisa e a formação do próprio pesquisador.
Outra possibilidade apontada por Rafael Souza, é a estruturação de Rede de Pesquisa que viabilizaria a conexão com outros centros de pesquisa do país, afastando o isolamento do pesquisador. Para ele, a manutenção de uma lógica produtivista para os programas de pós-graduação, fomentada pelo governo federal e estadual, inibe a qualificação profissional, inviabilizando uma motivação para a competitividade mais ampla.
Segundo o professor, existe a possibilidade de fechamento de alguns programas no Brasil. “Não sou favorável à lógica produtivista, porque a meu ver a Ciência, principalmente na nossa Região, tem um escopo social grande, e os produtivistas tem diminuído algumas atividades de extensão", relata.
Na apresentação da professora Selma Baçal, é apresentado o trabalho de pesquisa "A Pós-Graduação na Região Norte do Brasil: Dilemas e Possibilidades", que aborda um levantamento de dados do perfil do docente das Universidades Federais, principalmente no âmbito dos municípios do interior, como também a contabilidade de doutores fixados nesses municípios. Ela acredita que o avanço de programas de pós-graduação se dá quanto a forma de desenvolvimento aplicado em nosso país.
A representante da Fapeam, professora Andrea Waichman, disse que há necessidade de uma política de fortalecimento aos programas de pós-graduação e que, com isso, pode fixar, cada vez mais, doutores em nossa Região. Segundo ela, a Fapeam, nos últimos anos, vem desenvolvendo ações de incentivo aos programas de pós-graduações, dentre elas, está o financiamento de publicações cientificas.