CAIS realiza teste rápido de HIV/Sífilis do dia 1º a 4 de dezembro
O Centro de Atenção Integral a Saúde (CAIS) realizará testes rápidos de HIV/Sífilis no período de 1º a 4 dezembro. O evento ocorrerá no CAIS, no setor Sul do campus, das 8h às 12h. O CAIS fica ao lado do auditório Paulo Bührneim. Serão realizados 20 testes por dia.
Quem deve e quando fazer o Teste Rápido?
O teste não deve ser feito de forma indiscriminada e a todo o momento. O aconselhável é que quem tenha passado por uma situação de risco, como ter feito sexo desprotegido, faça o exame.
Por que fazer o teste?
Ter um diagnóstico positivo de HIV precocemente permite que o paciente comece o seu tratamento no momento certo e tenha uma melhor qualidade de vida. Além disso, mulheres com HIV podem aumentar suas chances de terem filhos sem o vírus, se forem orientadas corretamente e seguirem o tratamento recomendado durante o pré-natal, parto e pós-parto.
A sífilis, assim como o HIV, é transmitida via sexual, mas também pode ocorrer de forma congênita, a qual é transmitida da mãe para o filho durante a gravidez ou parto. Desenvolve-se em diferentes estágios, e os sintomas variam conforme a evolução da doença, podendo alcançar uma forma grave, atingindo órgãos como cérebro, sistema nervoso, pele, ossos, articulações, olhos, artérias, fígado e até mesmo o coração. Quando diagnosticada precocemente, a sífilis não costuma causar maiores danos à saúde e o paciente costuma ser curado rapidamente.