"Patrimônio Histórico e Paisagismo" são destaques do segundo dia da 2ª Semana de Arquitetura e Urbanismo

A II Semana de Arquitetura e Urbanismo da UFAM segue a todo o vapor com o ciclo de palestras. Na tarde desta terça-feira (24), dois convidados trouxeram assuntos referentes ao tema: o professor Graciélio Magalhães e a historiadora Lívia Moraes. As palestras aconteceram entre as 16h e 18h no Auditório Rio Amazonas.

O primeiro a se apresentar foi o coordenador do curso de Engenharia Ambiental da Ulbra, professor Graciélio Magalhães, que apresentou um panorama sobre a ambiência urbana na capital amazonense. Segundo o professor, cada espaço na cidade necessita de um tipo de projeto diferente. "Parece-me que os projetos são apenas políticos e não projetos que atendam a necessidade de cada ambiente", salienteou.

Em seguida, quem se a apresentou foi a historiadora Lívia Moraes, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Lívia discorreu sobre a forma como o Instituto vem trabalhando nos últimos anos e as estratégias que adota nos processos de tombamento. Segundo ela, é preciso realizar um trabalho de informação à população sobre a importância da preservação cultural. "Se não começarmos a disseminar mais a política, democratizar a política e envolver as pessoas nesse processo, ele será cada vez menos eficiente", destacou.

As atividades da II Semana de Arquitetura e Urbanismo acontecem até quinta-feira (26), como palestras, discussões e workshops. Para mais informações, entre em contato com o Centro Acadêmico de Arquitetura e Urbanismo pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable