Professor da UFSC ministra aula inaugural de curso sobre pobreza e desigualdade social na educação
Uma aula ministrada pelo professor Adir Garcia, da Universidade Federal de Santa Catarina, deu início ao Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social nesta quinta-feira (19), no auditório Rio Amazonas, Setor Norte da UFAM.
Adir Garcia é coordenador do curso no estado de Santa Catarina, e veio para Manaus exclusivamente para participar da aula inaugural. “Vamos propor a discussão a respeito da relação da educação com pobreza e desigualdade social”, explicou o Docente.
Ele afirmou também que é satisfatória a presença e a disposição dos professores em participar do Curso de Especialização. “Isso demonstra não só uma necessidade por conhecimento mas também uma preocupação política com temáticas sociais”, destacou.
O curso terá duração de 18 meses, com aulas presenciais e à distância. Cerca de 400 professores das redes públicas de ensino, de 14 municípios localizados nas proximidades da capital amazonense, participam do Curso.
Em busca do conhecimento
Muitos dos participantes do Curso de Especialização são de municípios no entorno da capital amazonense, e enfrentam uma longa jornada. O professor Caleide Meireles Flores, do município de Manaquiri, viaja de lancha e demora cerca de duas horas e meia para chegar em Manaus. “É um privilégio estar aqui em um curso de especialização na Ufam”, afirmou. “Creio que será um benefício tanto pessoal quanto para o município”.
Já a professora Jandernice Mendonça, do município de Autazes, cerca de 110 km de Manaus em linha reta, relata que apesar da distância, o aprendizado vale à pena. “A jornada não é fácil, mas participar do Curso é uma oportunidade única pois fala de pobreza e desigualdade, coisas que acontecem no nosso meio. Então isso irá ampliar nosso conhecimento e nossa maneira de atuar”, concluiu.