Biblioteca Central da UFAM muda processo de aquisição de livros

A partir do segundo semestre de 2015, a Biblioteca Central da UFAM passou a adquirir livros através de um novo modelo: a aquisição por área de conhecimento. Antes a licitação dos impressos era feita título a título, o que gerava morosidade ao processo de aquisição por parte da Universidade. Hoje a licitação é por área de conhecimento.

Isso traz agilidade para obtenção de novos acervos pois “na medida em que a Universidade tem recursos, a Biblioteca Central pode, automaticamente, fazer a aquisição”, justifica a diretora da Biblioteca Central, professora Célia Regina Simonetti Barbalho.

Dentro do novo processo, já foram recebidos dos fornecedores livros impressos das áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Engenharias, Linguísticas, Letras e Artes. Para 2016 estão previstos a chegada de livros das áreas de Ciências Agrárias, Ciências da Saúde e livros importados.

A nova modalidade de aquisição tornou o processo de compra de livros impressos muito mais ágil, efetiva e vantajosa para a Universidade, pois a licitação não fica restrita a um título de livro específico como no modelo antigo, o que trazia perdas orçamentárias em virtude das publicações se esgotarem antes da entrega dos mesmos. Hoje, o novo modelo de aquisição permite a substituição de eventuais livros esgotados, pelas unidades acadêmicas. Nos Campi fora da sede de Manaus, o novo modelo de aquisição já atende a maioria dos cursos.

Seleção dos livros

O novo processo não só mudou na compra, como também na seleção. Hoje, o sistema de bibliotecas da UFAM não seleciona mais por indicação do professor, e sim pela bibliografia básica do Projeto Pedagógico do Curso (PPC). Isso atende a vários pedidos, como por exemplo, as exigências do INEP quando avalia os cursos de graduação.

“Nós recebemos da Pró-reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) o PPC oficial, e a partir dele nossos bibliotecários desta área fazem uma composição do que existe no PPC e na biblioteca, elaborando as listas de aquisição. Obrigatoriamente, a aquisição tem que estar na proposta pedagógica do professor”, explica a professora Célia Simonetti.

Livros digitais

Além dos impressos, a Biblioteca Central ampliou as plataformas digitais graças à inexigibilidade de licitação para contratação de fornecedores exclusivos.  Isso permitiu a aquisição de livros digitais da Editora Atheneu, que atenderá as áreas de Medicina, Odontologia, Farmácia, Enfermagem, Fisioterapia, Educação Física, Biomedicina, Psicologia e Fonoaudiologia. Também foi possível assinatura da ABNTColeção, que permitirá o acesso virtual às normas da ABNT (NBR) e Mercosul (AMN).

Atualmente os alunos têm acesso às bases de dados Sintesenet Universidade, que atende à área do Direito; e Clinical Key e E-volution, que atendem aos cursos de Medicina, Odontologia, Farmácia, Enfermagem, Fisioterapia.

Estão em trâmite para aquisição em 2016 os livros digitais do editor Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE), importante para as áreas de Engenharia, Tecnologia e Ciências da Computação; e a assinatura da base de dados Ebrary Academic Complete, do fornecedor Proquest. Base multidisciplinar que atenderá a todos os cursos UFAM. “Nós estamos adquirindo plataformas digitais que atendam todas as áreas, para que o nosso aluno possa também interagir com outros conhecimentos colocados em suporte digital”, finaliza a Diretora. 

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable