Desenvolvimento Sustentável e Biodiversidade no encerramento da 28ª SEMBIO

Com o questionamento: “O que sustenta o planeta?” a 28ª Semana de Biologia encerrou sua programação na última sexta-feira (13). Neste ano o evento ocorreu em conjunto com o XXIV Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal do Amazonas (CONIC/UFAM) e promoveu um intercâmbio de ideias sobre biodiversidade e desenvolvimento sustentável na Amazônia, com uma abordagem multidisciplinar contando com cientistas conceituados de várias áreas para palestras, oficinas e minicursos.

Nas palestras individuais, a professora Dra. Andrea Waichman, diretora técnico-científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) mostrou os desafios institucionais do incentivo à pesquisa e deu um panorama da atuação da FAPEAM no Estado.

A professora Dra. Therezinha Fraxe, coordenadora do Núcleo de Socioeconomia da UFAM (NUSEC), da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), falou sobre Sustentabilidade na Amazônia, destacando a identificação dos perfis das comunidades amazônicas para o desenvolvimento de projetos voltados efetivamente para as particularidades e necessidades da região.  

Já o professor Dr. Reinaldo Corrêa Costa, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), enfatizou a importância da análise de critérios como, indicadores sociais, econômicos e naturais, bem como as paisagens e espaços urbanos para a construção de bases para políticas públicas. Da direita para esquerda: Carlos André Nogueira (1º lugar) e Fabrício Benício Lopes (3º lugar) Da direita para esquerda: Carlos André Nogueira (1º lugar) e Fabrício Benício Lopes (3º lugar)

Além de ministrarem as palestras, os professores também participaram da mesa redonda “Políticas e Pesquisas em Mudanças Climáticas e Sustentabilidade” que evidenciou a importância da integração dos saberes para o desenvolvimento da região. Segundo a professora Therezinha Fraxe “sem a cooperação dos diversos setores da Universidade e sem parcerias nós não conseguimos nada”.

II Concurso de fotografia

Durante o encerramento também ocorreu a premiação do II Concurso de Fotografia, promovido pelo Instituto de Ciências Biológicas (ICB), com objetivo de incentivar a observação da natureza. Os trabalhos foram expostos no hall do auditório Paulo Buhrnheim, localizado no setor sul do Campus Universitário em Manaus, e foram escolhidos através de votações de visitantes e fotógrafos profissionais, prezando por aspectos como ineditismo, originalidade e criatividade. Os premiados foram: Carlos André Nogueira em primeiro lugar, Henrique Oliveira Lima (ausente) em segundo e Fabrício Benício Lopes em terceiro.

 

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable