"Bem estar na produção de aves" é tema de palestra no X Encontro de Avicultura
A palestra de abertura "Bem estar na produção de aves", proferida pela professora e coordenadora do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Roraima (UFRR), Regina Tie Umigi, chama a atenção pela inovação na criação de aves em confinamento. A preleção é parte da programação do X Encontro de Avicultura e da IV Mostra de Agricultura. Os eventos, que ocorrem até sexta-feira (13), no auditório Samaúma, Setor Sul, são promovido pelo Setor de Avicultura da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA).
Durante sua apresentação, a professora Regina Tie Umigi disse que, nos últimos anos, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento tem aprovado algumas legislações quanto ao bem estar na produção de aves poedeiras conferidas no Protocolo elaborado para ser utilizado como um documento norteador para as empresas produtoras e indústrias processadoras de ovos do Brasil.
De acordo com a professora, trata-se do primeiro documento elaborado especificamente para poedeiras, o qual deverá ser levado em conta pelas empresas produtoras a fim de adequar seus sistemas produtivos para atender as recomendações contidas no mesmo. Alterações serão feitas futuramente para corrigir distorções eventualmente existentes.
A grande discussão, diz a professora, envolve a adequação de produtores que fornecem produtos aos grandes institutos de pesquisas e às universidades. Além do que, o Brasil é o maior produtor e exportador do mundo de carne de franco e precisa de adequar-se às demandas de mercado. Nesse sentido, a professora acredita que com isso é possível produzir produtos de excelente qualidade, assim sendo, competitivo no mercado internacional.
A pesquisadora explica que, para nós, seres humanos, sabemos indicar o que é bom e o que não é. "E, para o animal. Como ele faz?", questiona a palestrante. "Na visão do produtor, acredita-se que eles estão bem? Entretanto, existem metodologias como a de gaiola ou de confinamento que denunciam os maus tratos com os animais", explicou.
De acordo com Regina Umigi, existem propostas de pesquisadores para a criação solta de aves, diferentemente do sistema de galinhas caipiras, numa determinada área em que as aves possam demonstrar seu comportamento natural. Regina Umigi defende que o melhor ambiente em que os animais estão livres do medo e estresse, de fome e sede, de desconforto, de dor e doenças e onde eles tenham plena liberdade para expressar seu comportamento natural.
Quem é Regina Tie Umigi
A pesquisadora possui graduação em Zootecnia (2004), mestrado (2006), doutorado (2209) e pós-graduação em Zootecnia (2010) pela Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Zootecnia, atuando principalmente nos seguintes temas: avicultura de corte e postura, codorna e nutrição de monogástricos. Atualmente, é professora adjunta e coordenadora do Curso de Bacharelado em Zootecnia da Universidade Federal de Roraima (UFRR).
Solenidade de Abertura
A solenidade de abertura do X Encontro de Avicultura e da IV Mostra de Agricultura contou com a participação do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Gilson Monteiro, do coordenador do Setor de Avicultura da FCA, professor Frank Cruz, da diretora da FCA, professora Estelita Maria Oliveira Pereira, do secretário de Estado de Produção Rural, Sidney Oliveira, do presidente da Associação Amazonense de Avicultura, Milton Sakamuto e da professa Regina Tie Umigi.
Os interessados em participar do evento podem se inscrever através do site www.avimazon.ufam.edu.br, seguindo as instruções. Mais informações podem ser obtidas através dos telefones (92) 3305-4082 e (92) 9 9201-2175.