Projetos Finais de Iniciação Científica são apresentados no XXIV CONIC

Como parte da programação do primeiro dia do Congresso de Iniciação Científica (CONIC), aconteceu na tarde desta segunda-feira a Apresentação Final do Projeto de Iniciação Científica (IC), por meio de banners eletrônicos, no auditório da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF), no setor sul do Campus Universitário Senador Arthur Virgílio Filho. As apresentações se estenderam durante toda à tarde, contando com a exposição de 20 banners eletrônicos dos alunos da área de Ciências da Saúde, e 29 banners eletrônicos dos estudantes das áreas de Ciências Exatas.

Ciências da Saúde

Entre os projetos da área de saúde, havia temas como “Análise da marcha do hemiplégico praticante de atividade física”, da estudante do sétimo período do curso de Fisioterapia, Giselle da Silva Tavares; e “Avaliar a efetividade de uma intervenção educativa nutricional no aumento da ingestão de cálcio alimentar entre gestantes atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) Manaus, Amazonas”, da aluna Isabelle Melo da Camara, do sexto período da Faculdade de Medicina da UFAM (FM).

“O objetivo do projeto foi avaliar a marcha, o andar e o caminhar de pacientes que possuem entre 36 e 72 anos, que já tiveram um AVC, e caracterizar o padrão do seu andar e caminhar, comparando as marchas dos sujeitos que praticam atividades físicas há mais de três anos com aqueles que praticam atividade física há menos de três anos”, relata a aluna Giselle Tavares.

Já a estudante Isabelle Camara, afirma que o projeto é necessário para o estudo de ferramentas que aumentem o consumo de cálcio por gestantes que utilizam o SUS em Manaus. “A pré-eclâmpsia e a eclâmpsia são, atualmente, a primeira causa da mortalidade materna, tanto no contexto do Amazonas, como no do Brasil”, explica.

Ciências Exatas

Em seguida aconteceram as apresentações dos alunos das áreas de Ciências Exatas. A programação contou com temas como “Obtenção de isotermas de secagem de fruta tropical amazônica (Cubiu) através de secagem do fruto em estufa convencional”, da estudante Lorena Alencar Belfort, do décimo período de Engenharia Química.

“Eu e a minha orientadora trabalhamos com a secagem do fruto Cubiu, para aumentar a vida de prateleira dele, já que é um fruto muito utilizado na indústria farmacêutica, pois é rico em pectina, uma substância muito utilizada no tratamento do colesterol”, conta Lorena.

O XXIV CONIC acontecerá até sexta-feira (13), com a apresentação de programas de Iniciação Científica (PIBIC), Iniciação à Docência (PIBID), Educação Tutorial (PET), Inovação Tecnológica (PIBITI) e Iniciação Tecnológica (PAITI).

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable