AgroUfam celebra vigésima edição de integração entre Academia e Sociedade
Desfile de moda de produtos dos feirantes, premiação, sorteio e a apresentação do cantor Davi Assayag fizeram parte da programação de comemoração da vigésima edição da Feira da Produção Familiar (AgroUfam), cujo objetivo é gerar renda aos produtores, além de estimular o acesso do consumidor aos alimentos frescos, oferecidos diretamente do produtor rural, sem ou com reduzida utilização de agrotóxicos, de acordo com os princípios de sustentabilidade. O evento ocorre até sexta-feira (6), na Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), Setor Sul, das 6h às 16h.
A coordenadora do Nusec, Therezinha Fraxe, disse que estar feliz por celebrar a 20ª AgroUfam e agradece o público em nome da reitora da Ufam , professora Márcia Perales. No seu discurso a professora enfatiza o motivo dessa celebração é para comemorar a agricultura família e o artesanato, pois estes são oriundos de recursos naturais de nosso Estado. Ela dá destaque a relação entre a sociedade e a agricultura familiar, a qual considera uma relação saudável, de segurança alimentar e de valor agregado ao produto.
De acordo com a coordenadora, na próxima edição, quando a feira completar sua maioridade, ou seja, a 21ª edição, serão desenvolvidas atividades, dentre elas, o segundo Seminário de Experiências Agroecológicas que objetiva difundir a troca de experiências agroecológicas, assim como, divulgar os resultados dos projetos desenvolvidos pelo NUSEC. “Sejam bem vindos e via a AgroUfam”, completa Therezinha Fraxe.
Segundo o diretor a FCA, Neliton Marques, a AgroUfam não é mais uma feira para comercialização de produtos da agricultura familiar. O grande diferencial da AgroUfam é que ela abre uma janela de oportunidades de interação direta com a Academia. “A AgroUfam é fruto de um trabalho coletivo, de uma equipe dedicada e entusiasmada no que emprega e direciona isso, resultando nesse empreendimento que é motivo de orgulho para a FCA e a Ufam. Isso é um exemplo para ser seguida por outras instituições de ciências agrárias e parabenizo os agricultores e os órgãos que fazem parceria desta Feira”, ressalta.
Opinião
Para o secretario de Produção Rural do município de Maués, Bruno Negreiros, a participação dos produtores do município de Maués é de extrema importância, o qual considera uma oportunidade de mercado onde se cria mais um espaço para venda de seus produtos. “O produtor de Maués somente ganha quando há festividades na minha cidade, como a Festa do Sol e do Guaraná. A AgroUfam é uma oportunidade para todos”, disse.
A Cooperativa do município de Anori (Coopefruta), representada pelo associado Adamor dos Santos Bastos, disse que desde quando começou a expor na AgroUfam, as relações entre o Nusec e os feirantes vem evoluindo e isso é importante nesse processo pois faz com que nós também tenhamos a possibilidade de crescimento.
Estiveram presentes na solenidade de abertura, a coordenadora do Núcleo de Socioeconomia (Nusec), professora Therezinha Fraxe, o Diretor da FCA, professor Neliton Marques e a representante da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), Viviane Matos.
Sobre a Feira
Criada em 2013 pelo Núcleo de Socioeconomia (Nusec), sob a coordenação da professora Therezinha Fraxe, a AgroUfam realiza a comercialização de produtos oriundos de comunidades rurais que adotaram princípios agroecológicos, em detrimento da agricultura tradicional que utiliza agrotóxicos, graças aos cursos oferecidos pelo Núcleo para as populações tradicionais.
A AgroUfam não é uma feira convencional, e sim um espaço educativo que estimula o intercâmbio de conhecimentos, e integração de interesses entre agricultores e comunidade acadêmica, além de estabelecer uma relação direta produtor-consumidor.